Bruxaria sem Deuses

por - junho 27, 2016


Unsplash (Mallory Johndrow)

Apesar de o título soar meio estranho este artigo irá abordar a prática da Bruxaria e da Magia sem recorrer a divindades. Há muita gente que se sente atraída pela prática da Bruxaria e da Magia, nas suas diversas formas, mas sente-se desconfortável com a ideia de ter de lidar com Deuses, Deusas e/ou outras entidades (sejam elas mitológicas, elementares, etc.) e acaba por se afastar desta prática sem saber que a mesma não tem a obrigatoriedade de ter divindades ou entidades para se trabalhar. É possível trabalhar apenas com os elementos da Natureza e com as forças da mesma (trabalho com ervas, cristais, etc.) e até com a própria energia pessoal de cada pessoa. 

Quando alguém pretende começar a trabalhar com Magia sem divindades ou entidades o primeiro passo a tomar é verificar quais as alternativas e quais os tipos de Magia com que pretende lidar, dado que muitos são exclusivamente com entidades específicas ou divindades. Assim que escolher qual o caminho que pretende (por exemplo, Bruxaria Natural) basta começar a investigar e aprofundar o assunto. Quais os instrumentos utilizados, o que eles simbolizam, o que é praticado, onde encontrar os recursos necessários para a prática, etc. Tomando o exemplo da Bruxaria Natural a mesma funciona à base da Natureza trabalhando com os elementos (Ar, Fogo, Água e Terra) e com o que a Natureza nos fornece (pedras, cristais, ervas, água, fumo, etc.) sendo apenas necessário acreditar na sua energia pessoal (a qual irá moldar através da Magia) e na energia da Natureza que lhe rodeia. Também a Bruxaria do Mar segue os mesmos propósitos, o trabalho com o Mar e com aquilo que ele nos fornece (conchas, areia, pedras, água salgada, etc.) e com o que ele representa.

Outra das Bruxarias que se pode praticar sem ter de recorrer a divindades é, por exemplo, a Bruxaria de Cozinha. Nesta o praticante utiliza as suas capacidades de cozinhar para desenvolver pratos, poções, chás, entre outros com os determinados propósitos que pretende sem ter de recorrer a entidades externas. Também, caso se acredite em espíritos (não espíritos enquanto entidades específicas mas espíritos então aqueles que já passaram para lá desta vida) também se pode praticar a chamada Hedge Witchcraft utilizando o Xamanismo como ferramenta para trabalhar nos diversos planos de existência e com viagens astrais. Em alternativa existe ainda o caminho mais prático que será a Bruxaria Ecléctica. Através de um estudo aprofundado e diverso poderá criar o seu próprio caminho e seguir uma prática ecléctica, implementando várias características de muitas outras práticas e caminhos.

As opções são imensas e as formas de praticar este tipo de caminho são as mais variadas. Não é obrigatório, para um Bruxo, acreditar num Deus ou numa Deusa ou acreditar em entidades específicas. A Bruxaria é um ofício variado que permite um desenvolvimento pessoal e desenvolvimento do caminho individual de cada um. Sinta-se livre para explorar o que tem ao seu dispor e escolher aquilo com que se sente confortável de trabalhar no seu próprio caminho.

Recomendações Literárias:

Também podes gostar

15 Comentários

  1. Oiii, seu blog é ótimo!
    Coloca um cadget de seguidores pra gente poder seguir e acompanhar seu blog! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, fico feliz por gostar! Assim farei, Ainda hoje estará no ar :)

      Eliminar
  2. Amei esse texto!
    Conheci e me auto-iniciei na Wicca quando ela começou a se popularizar no Brasil, 1993, 94....
    Hoje pratico Xamanismo, cultuando a Deusa e o Deus no Todo e em suas múltiplas formas.
    Salve a Eterna Religião1

    ResponderEliminar
  3. Execelente explicação. Eu fui bruxo iniciante louco com essa ideia de pegar um panteão. Dai eu desisti de tudo suase por isso, mas eu tb acreditava no meu próprio poder de bruxo, o que emanava. Muito Obrigado! Seu texto será citado no meu livro de para uma pre irmandade que seguirá a doutrina korveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado do artigo, muito obrigada!

      Caso o utilize peço por favor que coloque crédito e referência a origem, de forma a valorizar o meu trabalho como autora e, se possivel, me envie um email, para alexia.sophias@gmail.com com o link/referência onde foi utilizado para eu ficar a conhecer! :)

      Muito Obrigada,
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar
  4. Execelente explicação. Eu fui bruxo iniciante louco com essa ideia de pegar um panteão. Dai eu desisti de tudo suase por isso, mas eu tb acreditava no meu próprio poder de bruxo, o que emanava. Muito Obrigado! Seu texto será citado no meu livro de para uma pre irmandade que seguirá a doutrina korveira.

    ResponderEliminar
  5. Conheci o blog hoje e adorei, muito conteúdo de extremo valor, eu cultuo a bruxaria também, mas a natural, cultuo apenas alguns deuses que me identifico mais.
    Seu blog está demais.
    Parabéns !!

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto, clica as peças para muitas pessoas. Quando se está começando na prática as linhas entre bruxaria e religião são muito finas e borradas. A única parte ruim de praticar a bruxaria em sua forma mais prática hoje é a solidão. Gosto de estudar e trabalhar sozinha a maior parte do tempo, mas penso que seria legal fazer parte de um coven. Quem sabe um dia não tento iniciar um, para atrair mais pessoas com práticas parecidas com a minha, pra perto (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Muito obrigada, fico tão feliz que tenha gostado. Sim, sem dúvida. Há muito o conceito que a Bruxaria tem, obrigatoriamente, de ter o culto a divindades quando isso não é verdade. A Bruxaria é um ofício, uma ferramenta, e pode ser adaptada de várias formas. Daí existir povo que é Bruxo mas é Cristão ao mesmo tempo. Nada impede uma coisa da outra e Bruxaria sem Deuses é totalmente possível! ^^

      Se quiser, nós temos um Directório de Pagãos (lado direito -->) e pode procurar lá se já tem pessoas da sua zona ou até listar-se para encontrar outros bruxos que tenham as mesmas ideias do que você e podem reunir-se e criar um grupo! :) Nem sempre precisa de criar coven, pode ser grupo de estudos ou até grupos de amigos e deixar que a coisa evolua até onde acharem que deve ir! :D

      Bênçãos Plenas e que tudo corra bem! ~
      Alexia Moon

      Eliminar
    2. Tô começando agora aprender a bruxaria

      Eliminar
    3. Isso é excelente Daniel, fico contente! :) Se precisar de recursos temos uma secção de iniciantes, disponível ali na barra lateral (--->) com vários artigos e recomendações. ^^

      Eliminar
  7. Eu acho que na Bruxaria podemos e devemos explorar nosso próprio poder. O tarô, por exemplo, funciona sem precisar apelar a nada. Basta que se concentre e lance as cartas...
    Quando a gente apela aos deuses, logo entramos no contexto religioso e mitológico, pois é aonde os deuses estão inseridos. A religião sempre impõe mandamentos e regras que no meu caso atrapalha a minha liberdade de decidir o que é preciso ser feito. E o pior é que essas regras e o entendimento dos deuses é baseado em mitos, histórias inventadas. E isso me deixa sem chão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A Bruxaria, felizmente, permite-nos explorar todos os caminhos possíveis e com todas as combinações que quisermos, dá-nos uma liberdade fantástica! :)
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar