Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos.
Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à segunda-feira e à sexta-feira.




sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pirâmide das Bruxas


Para muitos praticantes da Bruxaria, principalmente da Bruxaria Moderna, existem Quatro Pilares (também denominados, em Português, dos Quatro Pilares da Magia) que são essenciais para uma vida mágica e de Bruxa. Estes pilares são também denominados de Pirâmide das Bruxas ou Witches' Pyramid. É exactamente disso que iremos falar no artigo de hoje.

Estes Quatro Pilares são normalmente associados aos Quatro Elementos sendo que estão também relacionados com as direcções (Norte, Sul, Este e Oeste). Eles são:
  • Saber
  • Querer
  • Ousar
  • Calar
  • Saber (nescere)
O "Saber" está associado ao elemento Ar e ao conhecimento da Bruxa. É referente ao conhecimento da Bruxa para compreender a Arte em todos os seus níveis, compreender os rituais, os feitiços, as ervas, os incensos, a magia na suas diversas formas, invocações, cerimónias, correspondências, divinação, instrumentos, etc. Quanto maior for o conhecimento, maior é o poder e também maior é a competência e aptidão para lidar com esse conhecimento. Uma Bruxa tem de saber lidar com as energias com que trabalha e conhecer-se a si mesma. Tem de dominar o seu próprio conhecimento. Conhecer se a si própria, conhecer a sua Arte e o seu caminho. Conhecer os seus Deuses e as entidades com que trabalha. O Saber é um pilar importante para o desenvolvimento do caminho mágico. 
Palavras-chave: Conhecimento, Razão, Intelecto, Intuição, Capacidades Psíquicas, Conhecimento Mágico e Místico, Raciocínio. 
  • Querer (velle)
O "Querer" está associado ao elemento Fogo e à vontade da Bruxa. Este pilar está relacionado à forma como a Bruxa conduz a sua vida e a sua dedicação para com a sua prática e caminho mágico. É necessário querer e ter força de vontade e disciplina para seguir um certo caminho na vida principalmente um caminho árduo como a Bruxaria. Também nos trabalhos mágicos é necessário o factor de querer para que os mesmos tenham resultados positivos. É necessário ter a capacidade de conduzir a energia para o objectivo pretendido, para o que se quer. Uma Bruxa necessita de saber como trabalhar com as energias para os seus devidos propósitos e como criar energias. Este é uma das características fulcrais para o trabalho mágico. 
Palavras-chave: Vontade, Sistema de Crenças, Caminho Mágico, Disciplina, Capacidades Mágicas.
  •  Ousar (audere)
O "Ousar" está associado ao elemento Água e à coragem da Bruxa. A audácia é um das características de uma Bruxa. Ter a audácia de experimentar novas coisas, novos caminhos, novos ritos e feitiços. Ousar seguir em frente, ousar invocar, ousar experimentar. Sem a audácia e a coragem uma Bruxa não consegue se desenvolver nem desenvolver o seu próprio caminho mágico. De forma a evoluir e explorar novos caminhos e novos planos (astrais ou físicos) é necessária uma dose de coragem e de audácia. Aqui está a relevância do Ousar na Pirâmide. Ele representa a coragem da Bruxa em desenvolver-se e em assumir o seu papel enquanto Bruxa. Transcender os seus medos e vê-los não como barreiras mas como ferramentas que devem ser utilizadas para atingir os objectivos. Devemos sempre ousar ir mais longe no nosso caminho. 
Palavras-chave: Audácia, Emoções, Sensação de Desafio, Vontade de Superar, Coragem. 
  • Calar (tacere)
O "Calar" está associado ao elemento Terra e ao Silêncio da Bruxa. Nem todos os aspectos do caminho pessoal e mágico de cada um deverão ser partilhados. Uma Bruxa deve saber o que deve e não deve dizer e, acima de tudo, quando dizê-lo. Há que ter tacto nas palavras pois todas as palavras têm poder e magia associada. Há coisas que podem ser partilhadas com todos, outras com membros da comunidade, outra com parceiros próximos e, algumas, entre nós e os Deuses! Saber adoptar o silêncio, quando necessário, é uma das características de uma Bruxa, não só sobre a sua vida pessoal e mágica mas, também, para garantir o correcto funcionamento dos seus rituais e feitiços. Não falar dos mesmos até que hajam resultados irá garantir que influências externas não afectem os trabalhos efectuados. Existe poder no silêncio e a Bruxa deve saber usá-lo.
Palavras-chave: Calma interior, Conhecimento Silencioso, Silêncio, Proteger o Conhecimento Sagrado.

Todos estes pilares se unem entre si e trabalham em conjunto para atingir um propósito: auxiliar o crescimento pessoal de todos os envolvidos na Bruxaria e na Arte. Mas, claro, nada estaria completo sem o quinto elemento. Apesar de não estar incluído nos Quatro Pilares da Bruxaria há quem defenda que o Quinto Elemento (Espírito/Éter) personifique o pilar de "Ir/Seguir" ou seja de seguir em frente, de avançar, de desenvolver, unindo todos os pilares anteriores e, com os mesmos, caminhar em rumo ao desenvolvimento e crescimento pessoal.

Estes pilares devem ser aplicados na nossa vida quotidiana (podendo até ser aplicados ao quotidiano normal  e não apenas ao mágico!) sendo que são uma mais valia para o trabalho mágico.

Não são aplicáveis a todos os ramos mágicos nem todos os ramos do Paganismo sendo mais predominantes na Wicca e na Bruxaria Moderna mas, quem seguir um caminho ecléctico e assim o pretender, poderá também incluir na sua prática pessoal.

0 comentários:

Enviar um comentário