Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



sexta-feira, 24 de junho de 2016

Ser Bruxa na Metrópole

Este é provavelmente um tema já muito 'batido' mas creio essencial realçá-lo, dado que é a realidade que a grande maioria dos pagãos de hoje enfrenta.

No nosso dia-a-dia estamos confrontados com imensos obstáculos: O trânsito de manhã a caminho do trabalho, o patrão a implicar com pequenos promenores que nem entendemos muito bem por que razão ele implica, a falta de comida na máquina de snacks, o trânsito da hora de almoço, a incompetência nos serviços públicos, o stress de exames, etc. Imensas situações que nos deixam stressados e com vontade de chegar a casa, comer e ir dormir automaticamente.

Estas rotinas, características das cidades e zonas urbanas, leva a um desligar da vida. Ou seja, a rotina torna-se tão constante que passamos a viver como se fôssemos robots, sem noção do resto. Passamos uma vida tão stressante e no meio de tanto cimento que nem notamos como o Mundo gira e a Natureza nasce e renasce sem parar.

A vida pagã pode tornar-se difícil quando nos deixamos cair nesta rotina viciante. Deixamos de ter contacto com a Natureza, o nosso altar passa a ficar apenas "ali" a apanhar pó e deixamos de ter tempo até para ler ou fazer qualquer coisa. É nestas alturas que devemos acordar. Acordar para a vida e reparar que existe mais do que a simples rotina que vivemos sem parar.

Devemos parar e olhar pela janela, sentir o ar fresco e as fragrâncias que ele traz. Me diga, quando foi a última vez que parou para reparar na flor que está a brotar no jardim? Ou nas árvores que se preparam para entrar na próxima estação?

Este contacto com a Natureza, que pode ser facilmente alcançado por nós, é a chave para quebrar a rotina e tornar o nosso quotidiano mais fácil e, também, mais saudável.

Como podem começar este contacto? Fácil.

Quando sair a rua para ir trabalhar de manhã, respire fundo antes de entrar no carro e preste atenção ao que o rodeia. Se tiver um parque perto de casa, vá dar um passeio de 5 minutos antes de sair. No trabalho, ao invés de ir comprar aquele croissant de chocolate, coma uma maçã ou outra peça de fruta. É mais saudável e natural. Ao almoço, aproveite para ir almoçar a um parque ou jardim ou, até, à beira rio ou mar, dependendo de onde você mora. Assim pode aproveitar essa pausa para não só se alimentar (e opte por comida saudável!) mas também para relaxar e estar na Natureza.

Quando chegar a casa, depois de todas suas tarefas, tire uns minutos e limpe seu altar, endireite ele, queime incenso, acenda uma vela e diga um 'Olá' aos Deuses. Mostre que se lembra deles e que eles estão presentes na sua vida, independentemente do quanto stressante ela possa ser.

Se tiver ainda mais tempo, pode aproveitar e meditar ou fazer alguma actividade (ler um livro de Paganismo, ensinar seus filhos ou sobrinhos ou netos algo sobre os Deuses, fazer algum artesanato, etc.)! No final do dia, tome um bom chá de ervas (feito por você!) e relaxe.

Estas pequenas mudanças no seu dia-a-dia poderão influenciar imenso a sua saúde, não só física mas também emocional e psicológica. A cidade consegue ser um dos piores sítios para viver com toda a poluição e todos os problemas que ela traz atrás, mas, se soubermos como viver nossa vida, conseguimos conciliar tudo o que é preciso para ter uma vida saudável e rica a nível espiritual.

Por isso, já sabe, não se deixe cair na rotina. Saia, se imponha na sua própria vida e tome rédeas do seu quotidiano! A mais pequena mudança, por insignificante que pareça, pode ter um impacto gigante!

0 comentários:

Enviar um comentário