Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos.
Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à segunda-feira e à sexta-feira.




segunda-feira, 18 de julho de 2016

Bruxaria e Paganismo na Adolescência


A Bruxaria e o Paganismo são coisas que chamam a atenção, que nos cativam e atraem. Não só pelo que são mas também por todo o secretismo e por causa da sensação de "fruto proibido" na sociedade. Isso faz, claro, com que muitos jovens adolescentes se interessem pelo Paganismo e pela Bruxaria. Este artigo foi criado com o objetivo de ajudar os jovens bruxos a organizarem o seu estudo de forma a que seja o mais saudável e frutífero possível.

Antes que tudo é necessário reforçar o seguinte: Esqueça o que viu sobre Bruxaria e Paganismo na TV ou em filmes. Não funciona como "Jovens Bruxas", nem "Buffy", nem "Charmed", nem "Supernatural", nem nenhuma outra série ou filme. Se não souber o que é o Paganismo e Bruxaria, pode consultar o artigo Conceitos: Paganismo, Bruxaria e Wicca. Depois de ler esse artigo, retorne aqui.

Assim sendo o primeiro conselho que dou é: Não se apressem. Não queiram que as coisas cheguem rápido, não queiram ser bruxos de um dia para o outro. Bruxaria é uma Arte e o Paganismo é um caminho e ambos devem ser vistos como coisas para a vida, ou pelo menos como a longo prazo. Não tenham pressa, dediquem-se a estudar, a ler vários autores, várias obras, vários pontos de vista. Estejam sempre de mente aberta e sempre a aceitarem a ideia da mudança.

Procurem livros nas bibliotecas locais, em feiras, em livrarias e até online, pois hoje em dia já é possível comprar livros em formato e-book ou para um reader. Podem comprar da Google Play Store, podem comprar na Amazon, podem comprar em sites de livrarias que vendam formato digital, etc. As fontes de conhecimento são imensas! Aproveitem também as comunidades para socializar e conviver. Sou sincera que uma das formas que me ajudou a aprender mais, principalmente sobre a diversidade de caminhos existentes, foram as comunidades. Junte-se a fóruns, grupos do Facebook, chats do WhatsApp. Explore, conheça, debata! Quem está à mais tempo, por norma, está sempre disposto a ajudar numa coisa ou noutra ou até a explicar como funciona o seu próprio caminho. Só isso já é uma mais valia!

Quanto à prática, tenha calma. Não vai começar logo no primeiro dia a praticar, pois primeiro tem de conhecer as bases teóricas. Quando achar que está pronto a praticar, aí sim, deve começar a preocupar-se com isso. Primeiro tem de arranjar um espaço e depois os instrumentos. Caso não consiga os instrumentos (falta de dinheiro, falta de local onde comprar, etc.) não se preocupe! Pode sempre construir os seus próprios instrumentos ou, em alternativa, pode tentar fazer a sua prática no plano astral (como falado anteriormente, podem verificar o link do Youtube da TCS que explica muito melhor como funciona do que eu alguma vez conseguiria explicar!), facilitando assim os seus ritos e trabalhos.
Outro ponto importante na prática enquanto ainda é adolescente será a relação parental. Muitos pais não vão aceitar que os seus filhos pratiquem Bruxaria ou Paganismo. Meu conselho é: Por favor, não desrespeite seus pais. Mas também não estrague sua vida por isso. Ou seja num primeiro passo tente explicar para eles, mostrar fontes ou textos, o que realmente é a Bruxaria e o Paganismo (dado que muitos pais não conhecem os verdadeiros conceitos dos nossos caminhos e têm uma imagem totalmente deturpada). Tente falar com eles, civilizadamente. Estude antes de falar com eles para que possa responder a todas as dúvidas colocada coerentemente. Não tente arranjar confusões nem atrito. Esse não é o objetivo, afinal de contas, você quer que eles aceitem, certo? Tente falar com eles. Se, mesmo depois de falar, eles não aceitarem e não autorizarem tem duas opções: Para e espera até sair de casa e estar fazendo a sua própria vida ou, em alternativa, limita a sua prática e estudo de forma a que eles não saibam que o está fazendo (mas sem nunca desrespeitar o espaço pessoal deles!). Este último poderá ser feito recorrendo à tecnologia fazendo seu estudo à base de e-books e sua prática à base do plano astral. Qual das opções escolher? Deixo isso à sua consciência.

O Paganismo e a Bruxaria são caminhos vastos e diversos. Há imensas formas de praticar, imensas formas de cultuar as divindades, imensas formas de ser Bruxa ou de ser Pagão. Com o tempo e o estudo irá encontrar o seu. Poderá não ser o primeiro que você estude ou pratique, nem o segundo, nem o terceiro. A vida é uma constante de tentativas e erros, uma eterna mudança. Mas, eventualmente, irá encontrar um caminho que satisfaça todas as suas necessidades e desejos dentro da Arte e irá saber que está no seu sítio certo.

Desejo sorte a todos os que estão a começar e aproveito para indicar que se precisarem de ajuda, podem sempre enviar um e-mail ou contactar a página de Facebook.

1 comentário: