Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Os Vários Nomes da Lua


A Lua sempre foi importante para o Homem. Desde a Antiguidade que lhe prestam reverência e admitimos a influência que ela tem nas nossas vidas, seja no ciclo menstrual da mulher, nas colheitas, nas ondas do mar, etc. A Lua é o satélite natural da Terra e influencia a própria vida no planeta azul. 

Hoje vamos abordar os vários nomes que são tradicionalmente dados às várias Luas Cheias do Ano pelas culturas indígenas norte-americanas e que são mais conhecidas e usadas por muitos praticantes da Bruxaria. Se conhecer outros nomes, partilhe connosco na secção dos comentários! 

Janeiro - Lua do Lobo: É também conhecida como a Lua Após Yule, Velha Lua ou Lua de Neve. Esta Lua foi assim apelidada dado ser a altura em que os lobos mais uivavam no ano, principalmente à Lua. 

Fevereiro - Lua de Neve: Esta Lua foi assim apelidada em dedicação aos grandes nevões que se faziam sentir neste mês e que marcavam as paisagens. Era também chamada, nas tribos da América do Norte, por "Lua Cheia da Fome" dado que seria perto desta altura que a comida guardada no Inverno se começaria a esgotar.

Março - Lua da Minhoca: Esta é a última Lua Cheia do período do Inverno, antes do começo da Primavera no Equinócio de Março (no Hemisfério Norte). Era também apelidada de Lua Escassa ou Lua do Corvo devido aos corvos que apareciam no final do Inverno. Também podia ser chamada de Lua da Seiva dado que a colheita de xarope de Ácer era iniciada nesta altura. O nome Lua da Minhoca vem do facto de que, com o crescimento das plantas no começo da Primavera, as minhocas voltam a surgir. 

Abril - Lua Cor-de-Rosa: Esta Lua é assim apelidada devido às flores rosas que florescem. Pode também ser chamada de Lua Pascoal (dado que era utilizada para calcular o dia da Páscoa), Lua da Erva, Lua do Ovo ou Lua do Peixe, tudo com conotações associadas á fertilidade. 

Maio - Lua das Flores: Esta Lua Cheia é assim chamada devido às flores do pico da Primavera. Também pode ser chamada de Lua de Leite ou Lua de Plantar Milho. 

Junho - Lua de Morango: Esta Lua, como o nome demonstra, é assim denominada devido à abundância de morangos. 

Julho - Lua do Macho: Este nome pode soar estranho em português mas em inglês é "Buck Moon" devido aos chifres que começam a nascer nos veados durante esta altura do ano. Também pode ser chamada de Lua do Trovão ou Lua do Feno. 

Agosto - Lua do Esturjão: Este é um nome tipicamente norte-americano e esta Lua é assim apelidada devido ao facto de esta ser a primeira altura de pesca do esturjão nos lagos da América do Norte. Outros nomes para esta Lua são, por exemplo, Lua do Milho Verde ou Lua dos Grãos. 

Setembro - Lua da Colheita: Como o próprio nome indica esta é a Lua em que os agricultores começam o processo de colheita dos seus frutos e plantações. 

Outubro - Lua do Caçador ou Lua de Sangue: Esta Lua assinala o momento em que, tradicionalmente, as tribos se preparavam para o Inverno. Isto incluía matar gado, caçar e preservar as carnes.  

Novembro - Lua do Castor: É nesta altura que os castores começam a preparar-se para o Inverno rigoroso que se aproxima, apelidando então a Lua do mês de Novembro. 

Dezembro - Lua Fria: Este é o começo verdadeiro do Inverno no Hemisfério Norte e, como tal, esta Lua é apelidada em honra do frio que se sente durante este período escuro.  

A Lua é, e sempre foi, uma parte essencial da vida do Homem e, para nós pagãos e Bruxos, pode também ser uma ferramenta fantástica nos nossos trabalhos e trilhos, desde que a saibamos ouvir e aprender com Ela.  

0 comentários:

Enviar um comentário