Pagan Federation International

por - setembro 26, 2016



A Pagan Federation International ou a Federação Pagã Internacional é uma organização dividida por diversos países/continentes que serve para juntar os pagãos.

A Federação Pagã tem 30 Coordenadores regionais na Grã-Bretanha e Coordenadores Nacionais em 26 países diferentes. Esta organização é responsável por eventos, possui revistas e e-zines que são distribuídas aos membros e permite aos membros ter acesso a rituais em grupo, palestras, workshops e muitos outros eventos nos respectivos países. A PFI existe desde o ano de 1971 e tem vindo a publicar diversos jornais (ex: The Pagan Dawn e The Wiccan) desde 1969, sendo que é uma das mais antigas organizações europeias relacionadas com o Paganismo. Tem como objectivo unir pagãos de forma a que possa existir uma troca de opiniões e ideias e uma melhor união das comunidades pagãs.

A Federação Pagã não representa somente um caminho do Paganismo, tenta representar todos os caminhos existentes, estando aberta a qualquer pessoa maior de idade. De forma a unificar a PFI, porém, existem três pilares que devem ser comuns a todos os membros da organização, sendo estes:
  1. Amor para e afinidade com a Natureza. Reverência para com a força vital e seus ciclos de vida e morte em eterna renovação.
  2. Uma moralidade positiva, segundo a qual o indivíduo é responsável pela descoberta e evolução de sua verdadeira natureza, em harmonia com o mundo externo e a comunidade. Isso é muitas vezes expresso como: "Faz o que tu queres, contanto que não prejudiques ninguém".
  3. Reconhecimento do Divino, o qual transcende género, com aceitação tanto o aspecto feminino quanto o aspecto masculino da Divindade.
Para quem não se quer afiliar existe ainda o Fórum da Pagan Federation International que aceita novos membros, incluindo membros que não fazem parte da Federação.

***

PFI - Associação Cultural Pagã (Portugal)

Para pertencer à PFI-Portugal é necessário concordar com os três pilares acima indicados, considerar-se pagão/pagã e ser maior de idade. A quota anual para ser membro da PFI é de 15€. Verifiquem os benefícios de serem membros da PFI em Portugal no site oficial da organização.

Conforme indica no site da Associação Cultural Pagã: "Os Pagãos que tenham interesse em fazer parte da PFI-Portugal, deverão escrever um email para pfipt@sapo.pt, sobre as suas experiências e interesses no Paganismo, podendo comentar sobre como descobriu a sua condição de pagão, livros lidos, e que vertente do Paganismo mais lhe interessa ou pratica. Saliente-se que Pagãos pouco experientes ou já praticantes serão recebidos da mesma forma. Após a recepção do seu email, e caso seja aceite, poderá fazer uma entrevista na PFI-Portugal, em Lisboa, onde procederá à inscrição e pagamento da anuidade." No caso de não viver perto ou em Lisboa, poderá depois verificar junto da Associação formas de concluir a sua inscrição.

Podem encontrar a PFI-Portugal nas redes sociais em Facebook e no seu site oficial em PFI - Portugal.

***

Referente ao Brasil e Países da América do Sul não existe, de momento, nenhuma filial da Federação Pagã, conforme é possível confirmar no site oficial da Pagan Federation International. Aconselhamos a consulta frequente no site oficial da PFI para confirmar o surgimento de uma associação sul-americana.

Também podes gostar

0 Comentários