Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Recursos para Iniciantes (Wicca)


Todos sabemos que o começo é a parte mais difícil da jornada, principalmente num assunto tão sério e delicado como o caminho religioso ou espiritual. Este artigo tem como objectivo ajudar e orientar aqueles que começaram a estudar e conhecer agora a Wicca, focando-se principalmente no auxílio com a Wicca Moderna. Para começar, recomendo vivamente a leitura do artigo Conceitos: Paganismo, Bruxaria e Wicca para entender as diferentes entre estes três ramos e também ter uma definição base do que é a Wicca.

Uma das "regras" para quem começa a estudar um novo caminho religioso sozinho, principalmente dentro do Paganismo, é ler, ler, ler e ler. Ler de tudo um pouco, ver todos os pontos vistas (bons e maus) para compreender o seu próprio caminho. Conhecimento da sua Arte e, também, auto-conhecimento são duas ferramentas essenciais para percorrer este caminho. Como ferramenta importante de leitura que é, irei começar por dar algumas sugestões literárias relacionadas com a Wicca Moderna: 
  • "Guia Essencial da Bruxa Solitária" de Scott Cunnigham
  • "Práticas de Wicca" de Scott Cunnigham
  • "O Livro Completo de Bruxaria do Buckland" de Raymond Buckland
  • "Oito Sábás para Bruxas" de Janet e Stewart Farrar
  • "A Bíblia das Bruxas" de Janet e Stewart Farrar
  • "Bruxaria Hoje" de Gerald Gardner
  • "O Significado da Bruxaria" de Gerald Gardner
  • "A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna" de Scott Cunnigham
  • "O Poder da Bruxa" de Laurie Cabot
  • "Rebirth of Witchcraft" de Doreen Valiente
  • "Witchcraft for Tomorrow" de Doreen Valiente
  • "A Dança Cósmica das Feiticeiras" de Starhawk
Para obter estes livros pode procurar na Wook, BookDepository, Amazon, entre outros. Alguns (como os de Doreen Valiente) poderão só estar disponíveis em inglês E, claro, veja sempre a bibliografia e livros recomendados no final de cada um destes livros para encontrar ainda mais obras que irão ajudar no seu caminho! 

Outro método fantástico de aprendizagem é reunindo-se com outros praticantes (pessoalmente ou virtualmente) e trocar experiências, aprendizagens, conhecimentos. Pode até juntar-se a algum grupo local ou coven que irão ensiná-lo e guiá-lo no caminho. Uma forma prática de encontrar Bruxos e Bruxas perto de si é através de um site chamado Witches' Voice que reúne Bruxos e Bruxas dos vários caminhos da Bruxaria e Paganismo do Mundo inteiro! Basta fazer um registo simples e ficará associado à homepage do seu país ou estado e, automaticamente, pode procurar nele ou noutras áreas e países por pessoas com os mesmos interesses e conhecer mais Wiccanos ou Bruxos. Em alternativa pode também visitar o site da Pagan Federation International e juntar-se ao fórum (maioritariamente em inglês mas também com áreas para línguas específicas, incluindo o portugueses) e, através deste site, pode encontrar uma filial da PFI no seu país (em Portugal esta pode ser encontrada na PFI Portugal - Associação Cultural Pagã). 

Pode também procurar no Youtube por canais que ensinem técnicas e teoria de Wicca e Paganismo no geral para aprender mais e de uma forma mais leve. Alguns canais interessantes são o da CharmingPixieFlora (que apesar de já se encontrar desactivado ainda contém todos os vídeos antigos e muito educativos), o da Tradição Caminhos das Sombras que conta com vídeos fantásticos, em português, e até realiza vários hangouts no qual pode participar para aprender mais. Tem também o canal Pagan Perspective que é em inglês mas aborda vários tópicos e todos eles abordados por vários pagãos, de vários caminhos dentro do próprio Paganismo o que proporciona uma visão completamente diferente para quem está a iniciar. 

No começo tudo pode parecer complicado e assustador mas o tempo, a aprendizagem e a prática farão tudo parecer mais claro. O caminho da Wicca, tal como o caminho de qualquer outra vertente pagã ou da Bruxaria, são complicados e requerem muita força de vontade, estudo e dedicação. Nada virá até si de mão-beijada e tudo irá depender da sua força de vontade e determinação. Caminhe de cabeça erguida, pronto para os desafios e para o fantástico trilho que se coloca à sua frente. 

1 comentário:

  1. Excelente trabalho parabéns, ass: Wicca O Menino Da Lua (Facebook)

    ResponderEliminar