Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Copo Menstrual

Apesar de não ser um tema diretamente relacionado com o Paganismo ou a Bruxaria este é um tema voltado para o âmbito da Saúde e que, também, pode contribuir para a prática mágica de várias formas (ex: saúde é essencial para praticar Magia e também o uso do copo menstrual permite uma recolha mais fácil de sangue menstrual para a sua utilização em rituais e feitiços). Este artigo tem como objectivo dar a conhecer o Copo Menstrual a quem não o conhece e a mostrar como o mesmo funciona. 

O Copo Menstrual é feito de TPE (Elastómero Termoplástico) que é o mesmo material de que são feitas as tetinas dos biberões dos bebés e as chupetas. É um material hipoalergénico e amigo do ambiente. É também mais saudável pois não possui aditivos que normalmente se encontram nos tampões ou absorventes que acabam por causar irritações ou alergias ou, no pior dos cenários, a Síndrome do choque tóxico que é uma emergência médica rara causada por uma toxina bacteriana. Este factor permite também a que não perturbe a floral vaginal, mantendo o pH natural da vagina, o que é muito mais saudável. É extremamente saudável e adaptável, sendo que é inserido como se fosse um tampão e adapta-se ao corpo, criando vácuo o que o faz ficar no sítio e sem vazar. Este vácuo permite também ao sangue não oxidar, evitando assim a proliferação de bactérias e fungos causadoras de problemas de saúde. Esta não oxidação do sangue faz também com que o mesmo não tenha cheiro. Quando o copo é retirado, mesmo estando todo cheio, não tem qualquer cheiro.

Os primeiros copos menstruais surgiram na década de 1930 e atualmente são produzidos em vários países como Canadá, África do Sul, Estados Unidos, República Checa, China, Alemanha, Finlândia, França, Índia e Inglaterra (tudo com autorização e aprovação das agências de segurança alimentar e médica).

Para além das vantagens acima enumeradas o Copo Menstrual tem ainda a vantagem de ser duradouro, podendo durar anos e sendo sempre reutilizável! É necessário ferver o mesmo no ínicio do ciclo menstrual (durante aproximadamente 5 minutos) e ferver novamente no fim do ciclo, antes de o guardar. É recomendável ter apenas um recipiente próprio para ferver o copo (basta ser um fervedor normal, apenas é preciso garantir que não é utilizado em mais nada sem ser a esterilização do copo menstrual). O Copo Menstrual aguenta até 12 horas sem ser despejado (a menos que haja um fluxo muito elevado e ele fique totalmente cheio!) o que o torna bastante prático para o dia-a-dia atarefado que costumamos ter. Ele é muito adaptável ao corpo e nem se nota que está colocado, aliás, um dos cuidados importantes no uso do copo menstrual é garantir que não se esquece dele colocado!

A nível ecológico este Copo Menstrual tem um grande impacto, dado que basta comprar um Copo e o mesmo dura anos! Evitando assim a utilização abusiva de tampões ou absorventes que acabam por poluir o ambiente e demorar anos a decompor-se nas lixeiras. Sabia que são utilizados 13.699 absorventes POR SEGUNDO, nas zonas urbanas? Imagine a quantidade de lixo que não é produzida e que pode ser evitada com o uso do Copo Menstrual! É mais saudável para si e para o ambiente!



Para colocar o Copo Menstrual pode precisar de prática. É inserido da mesma forma que um tampão (imagem em cima). É necessário garantir que lavou bem as mãos e dobrar o copo (pode ver várias formas de como dobrar um copo menstrual AQUI e no YouTube também existem vários vídeos que ensinam vários métodos. Basta escolher qual se adapta melhor a si!) e inserir o mesmo na vagina. Deve garantir que ele criou vácuo (poderá sentir um pequeno "poc!" ou então apenas andar com o dedo em torno do topo do copo e garantir que selou. Depois é só aproveitar o resto do dia! :)

No que diz respeito ao campo da Magia e do quotidiano, o Copo Menstrual é pratico pois permite uma recolha mais fácil de sangue menstrual para usos mágicos e, mais importante, permite uma ligação mais directa com o seu ciclo menstrual e com o seu corpo. Entender quanto sangra, como sangra, quando sangra. Aproximar-nos do nosso ciclo permite uma melhor compreensão dos Mistérios Femininos e só traz vantagens|

Em termos de custo o mesmo pode variar dependendo da marca pretendida e tamanho. O preço normal rondará os 25/30 Euros em Portugal e os R$70/80 no Brasil, recorde-se que este é um valor por algo que irá durar anos, recupera o investimento logo nos primeiros meses! Recupera o investimento Em baixo a lista para Portugal e Brasil, tendo em conta as marcas mais comercializadas e o tamanho S/Pequeno.


Portugal:
Brasil:
O Copo Menstrual é só vantagens! E para ser mais prático, segue um pequeno quadro com os Prós e Contras do Copo Menstrual, para resumir:





***
Alexia Moon: Pessoalmente devo dizer que recomendo imenso o Copo Menstrual. Já o uso à alguns meses e é fantástico. Se usava tampões anteriormente a adaptação será muito rápida, coloca-se de forma idêntica e o truque é encontrar uma dobra que seja prática. Os primeiros meses serão os piores até ganhar "o jeito", pode ir várias vezes ao longo do dia à casa de banho para descobrir que estava mal posto e que escapou sangue ou assim, dai recomendar nos primeiros tempos andar sempre com um pequeno absorvente. Com o tempo, depois, deixará de ser necessário. Outra dica importante (que gostava que me tivessem dito) é se dormir com ele ao acordar vai notar que ele subiu e que se torna mais díficil retirar. Não entre em pânico! É totalmente natural, aguarde apenas um pouco, tome o pequeno-almoço e passado 30 minutos tente novamente. Ele já desceu e já facilta a retirada. É sem dúvida uma mais valia por todas as vantagens indicadas acima e também porque permite uma ligação mais próxima com a menstruação, entender como ela funciona, o quanto você sangra realmente (é muito menos do que pensamos!), etc. E, em termos mágicos, tem sempre a forma mais prática para recolher sangue menstrual. Sabia ainda que o sangue menstrual serve de fertilizador para plantas? Se tem plantas, mais um benefício do copo menstrual. É sem dúvida muito vantajoso e recomendo a todas as interessadas. Caso tenham dúvidas, não hesitem em perguntar!

0 comentários:

Enviar um comentário