Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Receita - Tronco de Yule


O Solstício de Inverno aproxima-se e com ele vem várias celebrações nas religiões mais famosas do Mundo, principalmente o Natal. Aqui, no Paganismo, muito celebram o Solstício de Inverno ou Yule. Para assinalar este festival e de forma a preparar-nos para a época festiva, hoje venho com uma receita fantástica que a mãe costuma cozinhar e é simplesmente uma delícia!

Os ingredientes podem facilmente ser trocados por alternativas vegetarianas e veganas se pretender, basta investigar quais as doses apropriadas das alternativas para as doses indicadas na receita.

Ingredientes para a Torta:
  • 3 Ovos
  • 3 Colheres (de sopa) de Açúcar
  • 3 Colheres (de sopa) de Farinha
  • Manteiga para untar a forma
Ingredientes para o Recheio:
  • 3 Ovos separados
  • 250g de Manteiga
  • 125g de Açúcar Amarelo
  • 2 Colheres (de sopa) de café solúvel
Preparação: Para começar é necessário bater os ovso com o açúcar e juntar a farinha. Bater bem a mistura até ficar homogénea e depois deverá ser esticada a massa num tabuleiro já untado com manteiga e ser levado ao forno por aproximada 10 minutos. Pode ir espetando com um palito para garantir que já está cozido e não está húmido por dentro. Assim que estiver pronto basta retirar do forno e desenformar sobre um pano polvilhado com açúcar e enrolar para fazer uma torta. 

Agora, vamos ao recheio. Deverá ser colocada a manteiga, o açúcar, as gemas de ovoso e o café e misturar bem. Quando estiver bem misturado é altura de adicionar então a claras em castelo. Misture até ficar uniforme e vamos partir para a decoração! Agora desenrole o bolo e barre com parte do creme e volte a enrolar. Agora é altura de barrar em volta da torta e cobrir toda a torta. Se quiser até pode cortar uma parte do fundo e "colar" com o recheio para fazer um tronco adicional. Assim que estiver tudo bem barrado na torta poderá adicionar decorações como Árvores de Yule (poderá usar as de Natal, dado serem parecidas) ou figuras de azevinho ou semelhantes. Estas podem ser compradas em lojas online como no eBay ou em lojas de pastelaria. Em alternativa, se tiver jeito e quiser experimentar, também pode moldar as suas próprias figuras com maçapão. Para ajudar à decoração pode ainda adicionar um pouco de açúcar em pó por cima a imitar neve! 

Esta receita é simplesmente deliciosa e espero que gostem e que alegre os vossos jantares ou almoços da época

0 comentários:

Enviar um comentário