Análise Literária: Hekate: Liminal Rites de Sorita d'Este

por - fevereiro 06, 2017

Título: Hekate Liminal Rites - A Study of the Rituals, Magic and Symbols of the Torch-Bearing Triple Goddess of the Crossroads
Autor(es): Sorita d'Este e David Rankine
Pontuação
Descrição: Na encruzilhada da vida, morte e renascimento encontramos a Deusa Hékate. Honrada por homens, mulheres e Deuses os vestígios do seu culto antigo prolongam-se por milénios, dando pistas sobre a sua natureza e origens. Neste livro os autores utilizam diversas fontes históricas, criando uma obra que fornece um conhecimento das práticas mágicas e religiosas associadas a esta Deusa. Ao fazê-lo os autores criam um guia indispensável para quem pretende explorar os mistérios de Hékate hoje em dia.
Crítica: Terminei de ler este livro na semana passada e fiquei sem palavras. É sem dúvida um livro fora do comum, não só pela sua própria estrutura mas também pelo seu conteúdo. Este não é um típico livro de Bruxaria em que temos exemplos práticos do que fazer, receitas organizadas e todo um guia de "como-fazer". Este livro é uma compilação de investigação história dedicada à Deusa Hekate e ao seu culto. A forma como Ela era adorada na Antiguidade, as suas lendas, as formas subtis como surge nas lendas e mitos, as suas sacerdotisas, os seus símbolos, a sua acção sobre os vários domínios, os filósofos que se dedicaram a Ela, a forma como o seu culto e a sua presença se misturam com outras culturas (cultura judaica, por exemplo), etc. Todo um conjunto de fontes históricas que criam uma majestosa imagem desta Deusa intemporal, mostrando-nos que mesmo com o passar do tempo e até com o surgimento de novas religiões (Judaísmo, Cristianismo, etc.), Hekate manteve a sua presença e o seu lugar honrado.

No livro contamos também com a indicação de vários Hinos (Hymns) e até feitiços e rituais utilizados na Antiguidade para o culto a Hekate e outras divindades que estabeleciam ligação com a mesma. E, o melhor na minha opinião, é que ao longo de todo o livro é dado indicação das citações, das fontes históricas e das origens de cada passagem. Este promenor, apesar de parecer algo simples, é essencial porque permite a visão da Deusa com base no seu culto antigo, no seu culto primordial. Para prestar culto a uma divindade devemos conhecer não só a própria Divindade em si e a forma como nos ligamos a Ela mas também é essencial conhecer a sua história, os seus mitos e os cultos que foram prestados à mesma. E este livro consegue exactamente isso! Recorrendo aos Papiros Mágicos Gregos (PGM), aos "Chaldean Oracles" e outras fontes da época os autores constroem toda a imagem de Hékate que é essencial para compreendemos esta Deusa.

Para todos os que prestam culto a Hekate, para os que a querem conhecer e para os interessados no culto das divindades gregas, este livro é um livro a não perder!

* Os links fornecidos pertencem a 'Affiliate Programs' e geram uma taxa de lucro ao Sob o Luar. Não existe qualquer despesa adicional para o comprador. 

Também podes gostar

0 Comentários