Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos.
Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à segunda-feira e à sexta-feira.




sexta-feira, 17 de março de 2017

Trabalhar com os Elementos


O trabalho com os elementos clássicos (Água, Fogo, Terra, Ar) é algo bastante comum na Magia em geral e é um dos caminhos preferidos de quem está a começar, por ser mais prático e mais simples. Nesse sentido hoje trazemos um artigo bastante prático e simples com algumas dicas simples de como estabelecer ligação com cada um dos elementos e também dicas desenvolver trabalhos mágicos com cada elemento.

Água
Para iniciar a ligação com qualquer elemento uma das primeiras recomendações é meditações. Meditar com o elemento. No caso do elemento Água uma das formas de meditar será através de meditação junto a rios ou mar ou até, se possível, à chuva sentindo as gotas a tocar-nos na pele. Caso nenhuma destas formas seja possível também podemos fazer a meditação com o elemento água através de um recipiente com água (da torneira, da chuva, etc.). Pessoalmente evito trabalhar com água engarrafada porque tem ainda mais tratamentos do que a água da torneira já tem e acaba por perder algumas das suas propriedades, mas isto é a minha visão no meu caminho pessoal.

Algumas das coisas que pode fazer associadas ao elemento Água é:
  • Consagre ervas ou pedras para determinados propósitos e, de forma a lançar o feitiço em prática, lance-os para um rio em movimento ou para o mar. Pode também optar por lagos mas, pessoalmente, gosto mais do resultado quando é para um local em que a água está em movimento.
  • Use e abuse de banhos rituais com óleos, ervas, cristais, etc. Magia no banho é uma das magias mais práticas de usar no dia-a-dia e está totalmente relacionada com o elemento água. Mesmo nas situações em que não consiga tomar banho (falta de banheira, apenas tem chuveiro, etc.) pode perfeitamente adaptar para um duche rápido o que pretende fazer (dica: coloque um filtro de café (ou de queijo) na cabeça do chuveiro com ervas e óleos. Assim quando a água sair passa pelo filtro de ervas e vem energizada. No fim é só deitar o filtro fora e voilá!).
  • Marque runas ou sigilos em sabonetes ou em bombas de banho (bath bombs). Conforme os símbolos vão desaparecendo o feitiço vai iniciando a sua acção.
  • Escreva runas ou sigilos na terra ou areia e, através da chuva/ondas do mar ou até vertendo água em cima o propósito do símbolo é libertado (esta prática está também associada ao elemento Terra).
  • Faça chás! Faça águas de frutas! Utilize a Bruxaria de Cozinha para usar e abusar do uso dos elementos. Aproveite também e desenhe sigilos ou símbolos ou lance bênçãos por cima de copos de bebida ou vinho para energizar as mesmas.
  • Recolha água da chuva, rios ou mar e energize as mesmas com a luz da Lua ou Sol e use essa água consagrada para os seus rituais, óleos, poções, etc.
Terra
Novamente um dos principais métodos de contacto com os elementos é a meditação. Para meditar com a Terra é fácil, pode ir a um jardim, uma praia ou dunas, uma floresta, um bosque, etc. Caso não tenha forma de ir a nenhum desses locais pode apenas sentar-se junto a uma árvore ou uma planta. Em último caso pode ter uma pequena planta num pote em casa (cacto, suculenta, flores, etc.) e meditar com a mesma (com o intuito de estabelecer ligação com o próprio elemento em si. Recordo que este método é também usado para estabelecer contacto com a própria planta em si, por isso, requer um pouco mais de concentração).

Algumas das coisas que pode fazer associadas ao elemento Terra é:
  • Marcar nomes, palavras, runas ou sigilos em frutas e enterrar em potes ou na terra. Este método é bom para feitiços de coisas que queremos que se manifestem de forma lenta.
  • Para feitiços de efeito permanente um dos métodos bons é enterrar uma pedra com símbolos marcados ou uma garrafa de vidro que não se decomponha com itens, ervas, imagens, etc. no interior.
  • Marque símbolos e palavras em pedaços de madeira. Faça porta-chaves ou caixas de intenção decoradas com pirografia.
  • Recolha terra ou areia de locais com boas energias ou com as energias que pretenda para utilizar em feitiços e rituais.
  • Carregue pedras ou cristais com energias através de enterra as mesmas na terra. Pode também ser usado este método como forma de limpeza para alguns cristais. Tenha, porém, atenção ao tipo de dureza das pedras pois nem todas toleram este tratamento.
  • Cozinhar! A cozinha está relacionada com o elemento Terra principalmente no que diz respeito a pratos que usem muitos vegetais e sementes. Faça pratos diversos com intenções variadas para os seus propósitos mágicos.
  • Utilize a água como método divinatório através de visões em locais de água corrente ou taças. Requer bastante prática e dedicação mas será uma forma fantástica de estabelecer uma ligação ainda maior com este elemento.
Ar
Em termos de estabelecer ligação com o elemento do Ar o melhor será ir para locais altos e relativamente ventosos (mas não demasiado!) para sentir o vento. Em alternativa pode também aproveitar a brisa suave ou concentrar-se na sua própria respiração. Trabalhar e meditar com incensos é também um método muito bom de estabelecer uma ligação com o elemento de Ar.

Algumas das coisas que pode fazer associadas ao elemento Ar é:
  • Faça o seu próprio incenso com ervas e óleos. Não só estará a criar algo relacionado com o elemento ar mas também estará a colocar a sua própria energia nos seus incensos o que os torna ainda melhores!
  • Coloque amuletos em lugares altos como ramos de árvores. Pode até fazer daqueles balões de ar quente em tamanho pequeno (e em materiais biodegradáveis para que não poluam o local onde caiam nem danifiquem o ecossistema!) ou papagaios de papel e libertar com as suas intenções.
  • Coloque cristais ou amuletos para serem carregados pelo vento em dias ventosos, em papagaios de papel para sentirem o vento ou, em último recurso, carregue-os com energias de incensos (pode até aproveitar o próprio incenso que fez!)
  • Utilize incenso para limpar a sua casa, carro e outros locais e até objectos.
  • Trabalha no plano astral ou com os seus sonhos.
Fogo
Para estabelecer a ligação com o elemento fogo o melhor é, sem dúvida, através de fogueiras. Se tiver espaço seguro onde possa ter uma fogueira faça uma e medite com o fogo, sinta o calor, veja como ele se manifesta, veja o formato das chamas. Em alternativa pode também fazer tudo isso com velas ou com fogo dentro do caldeirão. O elemento fogo é capaz de ser um dos mais delicados e é necessário especial cuidado principalmente ao lidar com ele dentro de apartamentos. Garanta sempre que tem cuidado, que não tem fogo perto de objectos que possam atear fogo (cortinas, papéis, etc.). Quando utilizar o fogo dentro do caldeirão mantenha-o sempre afastado dos restantes objectos e tenha sempre água ao pé caso haja algum acidente.

Algumas das coisas que pode fazer associadas ao elemento Fogo é:
  • Escreva símbolos, runas, feitiços, sigilos, etc. em pedaços de papel e queime-os no caldeirão ou numa fogueira para que o propósito se manifeste ou, então, também pode ser utilizado este método para banimentos. Seja explícito qual das opções pretende ao fazer este tipo de magia.
  • Utilize fogueiras para erguer energia, principalmente em rituais de grupo.
  • Pode utilizar o fogo como método divinatório através de visões a partir das chamas. Este método requer bastante prática e pode demorar mas é muito útil.
  • A Magia de Velas é também um tipo de magia ligado ao elemento fogo, pode trabalhar com velas em vários formatos e cores para determinados propósitos. Pode utilizar figuras de cera para rituais de banimento ou de prosperidade, dependendo do tipo de figura utilizada (em muitas lojas é possível encontrar velas em diversos formatos como órgãos do corpo humano, chaves, etc.)
  • Por mais estranho que pareça a Magia Sexual está também relacionada com o elemento fogo e pode ser utilizada em ligação ao mesmo.
  • Novamente a Magia de Cozinha está também ligada a este elemento pois é o fogo que proporciona a fagulha transformadora para cozinharmos!
Estes são só alguns métodos e práticas associadas a cada elemento e que podem ser praticadas de diversas formas. Recorra também à sua imaginação e ao contacto com os elementos através da meditação para encontrar novas formas de trabalhar com o que nos rodeia e lidar com os elementos.

E vocês, como gostam de trabalhar com os elementos?

0 comentários:

Enviar um comentário