O Tarot: Os Arcanos Menores - Pentacles (Ouros)

por - maio 15, 2017


Hoje trago o segundo artigo da série de Arcanos Menores. Gostaria de recapitular os dois pontos importantes do último artigo, para quem não leu:

Dois pontos importantes:

  1. A maioria das pessoas não utiliza, por norma, as cartas invertidas. Ou seja não lhes aplica nenhum significado específico às mesmas, assumindo o significado normal das cartas na sua posição certa. Porém, e com o objectivo de ser o mais explícita possível e auxiliar independentemente do método, iremos incluir aqui a descrição da carta invertida. O seu uso depende da prática de cada um e fica ao critério do utilizador.
  2. O significado das cartas de Tarot não é algo preto no branco, X ou Y, sim ou não. É algo fluído e dependerá também do próprio leitor, da sua relação com o baralho, das imagens das cartas, da pessoa que está a ser alvo da consulta, etc. Não se guie a 100% por tudo o que lê, tente usar da sua própria intuição e ligação com o seu baralho. 

Em cada artigo iremos falar de um Naipe de forma a não fazer as postagens serem demasiado longas. Hoje falaremos pelo Naipe de Pentacles (Ouros).

  • Pentacles (Ouros)
Como o próprio nome indicada este naipe está associado ao naipe de Ouros no baralho comum. O elemento associado a este naipe é a Terra e representa tudo relacionado com dinheiro, economia e trocas comerciais. Este naipe, numa leitura, normalmente representa uma resposta relacionada ao dinheiro e às áreas económicas mas também tem ligação aos estudos, planos e qualquer coisa abstracta que esteja presente na mente mas ainda não se represente no plano físico.

Às de Pentacles
Significado: Este carta é, segundo Waite, a carta mais favorável de todas. É uma espécie de ponto de exclamação na vida do alvo da leitura. Representa a felicidade, o êxtase, o contentamento perfeito.
Invertida: O lado negativo da fortuna, a má inteligência. Também representa as fortunas e grandezas porém, se a fortuna é boa ou má para o alvo da leitura, dependerá da sua posição.
Dois de Pentacles
Significado: Esta carta representa a confusão e indecisão. Pode também representar mensagens escritas como obstáculos, agitação, problemas e dificuldades. Nas palavras de Waite esta carta representa que os problemas são mais imaginários do que reais.
Invertida: Alegria forçada, prazer simulado, sentido literal das coisas, cartas e documentos escritos à mão e troca de correspondência.
Três de Pentacles
Significado: Sucesso num projecto, trabalho artístico ou com bastante perícia no seu desenvolvimento. Trocas comerciais. É também uma carta associada à aristocracia, à glória e ao renome.
Invertida: Mediocridade no trabalho e em outras áreas, puerilidade, mesquinhez e fraqueza. O seu significado é também modificado com base nas cartas que a rodeiam e deve ser interpretado tendo em conta as mesmas.
Quatro de Pentacles
Significado: Esta carta representa a segurança nas posses materiais, a certeza de que uma pessoa tem no que possui. Pode também representar legados e heranças, a nível material. É também o significado de alguém que pensa bastante nas suas posses.
Invertida: Oposição a algo, atrasos na realização de algo ou obtenção de algo, acabando por criar algum tipo de suspense.
Cinco de Pentacles
Significado: O cinco de pentacles representa problemas materiais, tal como perda de dinheiro ou perda de posses. Para certos tarólogos esta carta também pode representar o amor de uma esposa/marido/amante ou amigo e afinidades entre pessoas.
Invertida: Caos, desordem, ruína, discórdia, problemas amorosos.
Seis de Pentacles
Significado: Prendas, generosidade e presentes. Sentir-se grato pelo que tem e por aquilo que recebe. E também significado de que esta é uma boa altura para ser vigilante, sendo que o próprio Waite indica que o que é recebido (a prenda/presente) poderá não ser de confiança.
Invertida: Desejo, ilusão, inveja e ciúmes.
Sete de Pentacles
Significado: Esta carta deve ser analisada com base nas cartas que acompanham e na pergunta colocada dado que o seu significado poderá variar. Poderá ser representação de dinheiro e negócios mas, também, pode representar ingenuidade e inocência associadas as diversas discussões ou conflitos.
Invertida: Apreensão, impaciência e ansiedade provavelmente relacionada com dinheiro ou questões monetárias.
Oito de Pentacles
Significado: O oito de pentacles representa o trabalho, o emprego, o trabalho com as mãos (artesanato, por exemplo). Representa o talento num certo caminho de trabalho/negócios, talvez ainda na fase de crescimento. O pensar e agir para atingir algo, tendo preparado para o momento.
Invertida: Ambição em vão, usura, vaidade. Pode também representar a posse de uma habilidade que é utilizada para intrigas.
Nove de Pentacles
Significado: Esta carta representa a prudência e a segurança do sucesso. Representa a certeza do que é possuído. Segundo Waite pode também representar a certeza da realização do que as cartas vizinhas prevêem e, como tal, deve ser sempre analisada no seu devido contexto.
Invertida: Traição, decepção, má fé e esperanças em vão.
Dez de Pentacles
Significado: O dez de pentacles é o símbolo da casa e do lar, da família. O seu significado deve ser analisado com base nas cartas que o rodeiam. Pode representar os assuntos familiares, os arquivos e a história genealógica, riquezas de família.
Invertida: A sorte (o acaso), fatalidades, perdas, roubo, jogos de azar e às vezes representa também pensões. Invertida esta carta pode ainda representar uma ocasião que poderá, ou não, ser positiva. Deverá ser analisada em conjunto com as cartas em redor.
Pajem de Pentacles
Significado: Esta carta representa os estudos, bolsas (de estudo ou para estudar), o trabalho e esforço aplicado em âmbito académicos ou de estudo pessoal. Pode também representar novidades e mensagens (o mensageiro ou o significado destas novidades pode ser analisado pelas cartas em redor) e também o acto de gerir algo.
Invertida: Notícias desfavoráveis, dissipação, luxo, prodigalidade e degradação.
Cavaleiro de Pentacles
Significado: Com esta carta chega-nos a representação da responsabilidade, da rectidão, do "fazer o certo" e utilizar as suas aptidões e talentos, encontrando-se ao dispor para realizar trabalhos ou empregos.
Invertida: Desemprego, estagnação, repouso de qualquer tipo. Pode também representar o descuidado com as coisas e a falta de encorajamento para movimentar-se.
Rainha de Pentacles
Significado: A carta da rainha de pentacles vem trazer-nos a opulência, a generosidade e magnificência. Representa também a liberdade e segurança, acima de tudo a nível material e económico. Pode representar um casamento feliz.
Invertida: Doença, suspeitas, medo, falta de confiança e situações negativas e indesejadas.
Rei de Pentacles
Significado: Por fim o rei de pentacles vem representar o valor, o reconhecimento da inteligência, principalmente a nível de negócios. Pode representar também a aptitude intelectual normal, muitas das vezes ligadas à matemática e economia. Representa sucesso.
Invertida: Vícios e fraquezas, os lados "feios" das personalidades, perversão e corrupção.

Também podes gostar

0 Comentários