Tenda Vermelha


Hoje falaremos da Tenda Vermelha, um movimento que está a surgir na actualidade e que vem com o objetivo de unir e curar as mulheres.

Tenda Vermelha é um conceito antigo, apesar de nem sempre ter tido este nome, em que as mulheres das tribos se reuniam durante a sua menstruaçãoe se recolhiam em si mesmas, partilhando conhecimentos, experiências e ensinamentos. Hoje em dia a tradição de dedicar atenção e cuidado à nossa menstruação é algo do passado. As vidas atarefadas da cidade, os empregos, as tarefas e até as redes sociais e a necessidade de estar sempre contactável e em movimento afastam-nos dos momentos intímos e reclusão interior.

É desta necessidade, e da necessidade de união entre as mulheres que surge o movimento da Tenda Vermelha. Existem várias mulheres, em todo o Mundo, a impulsionar este movimento tal como DeAnna L’amALisa Starkweather. Estas Tendas Vermelhas são encontros entre mulheres com o objectivo de ajudar a estabelecer uma comunidade de mulheres, como irmãs, e também com o objectivo de ajudar cada mulher, individualmente, a desenvolver-se a si mesma, a aprender sobre os seus ciclos e aprender a conviver com eles.

O que acontece em cada reunião da Tenda Vermelha depende não só da organização mas também dos membros, do momento em que é realizada, do local onde é realizada e de imensos factores. Nenhuma reunião é igual a outra e são todas únicas. O que acontece dentro da Tenda Vermelha, obviamente, mantém-se dentro da Tenda Vermelha e pertence apenas às mulheres que estiveram presentes, como forma de manter a privacidade do que é partilhado e também como forma de criar o espaço seguro dentro da Tenda para as mulheres que frequentam.

A Tenda Vermelha tem como objectivo empoderar as mulheres, ensinar a respeitar os ciclos internos e a intuição feminina e usá-la no nosso dia-a-dia, aprender os nossos ciclos menstruais e as diferentes fases da nossa menstruação e, ao invés de a renegar ou renunciar, devemos adoptá-la e aceitá-la, aprendendo a lidar com ela da melhor forma possível. Esse conhecimento do nosso corpo, dos nossos ciclos, ajuda-nos enquanto mulheres e, no meu caso e de semelhantes, enquanto Bruxas.

Existem Tendas Vermelhas em todo o mundo, aliás, a DeAnna L'am tem o projecto "Uma Tenda Vermelha em Cada Bairro" com o objectivo de que as Tendas Vermelhas cheguem a todos os bairros e todas mulheres do Mundo. No site indicado podem consultar quais as Tendas que existem perto de onde moram e como funcionam.

Pessoalmente frequento uma Tenda Vermelha todos os meses e é uma experiência transformadora, sem igual. A união feminina, o conhecer dos nossos ritmos e tudo o que a Tenda proporciona é algo inesquecível, transformador e único. Recomendo a todas as mulheres que pretendam conhecer-se melhor, crescer, sintonizar-se (com vós mesmas e com o Mundo) e também que procurem uma comunidade que vos acolha e receba de braços abertos.

E vocês, leitoras? Qual a vossa experiência com a Tenda Vermelha? 
Share:

2 comentários:

  1. Gostaria muito de passar por esta experiência mais na minha cidade não tem nada sobre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente ainda nem todas as cidades têm Tendas Vermelhas ou Círculos de Mulheres. Recomendo ir procurando no Facebook ou comunidades online e também no site da DeAnna L'am (http://www.deannalam.com/global-network/) que ela tem lá listagem dos países todos.

      Eliminar

Apoia o Sob o Luar

Queres apoiar o trabalho do Sob o Luar?
Apoia-nos no Ko-fi!


Ou junta-te ao nosso Patreon!

Informações Mensais


☽ Fases da Lua para Julho de 2019 ☾

Lua Nova: 02 de Julho de 2019
Quarto Crescente: 09 de Julho de 2019
Lua Cheia: 16 de Julho de 2019
Quarto Minguante: 24/25 de Julho de 2019
 
☼ Para informações detalhadas para cada país, selecione a bandeira desejada! ☼

Artigos Populares

Parceiros


Se quiser ser parceiro, contacte através de Facebook ou por e-mail!