Bruxaria & Ansiedade

por - setembro 06, 2018

Unsplash (asdrubal luna)
Hoje venho falar de um tópico que me é bastante pessoal e que, quanto mais vejo as comunidades em meu redor, vejo que é um tópico que não é só meu, mas de todos. A ansiedade é um dos maiores problemas da nossa actualidade sendo que uma grande percentagem da população, nos mais variados países, sofre de crises de ansiedade ou pânico (por vezes acompanhadas por depressões ou semelhante) ou de outros tipos de ansiedade como ansiedade social. É algo que afecta todos os tipos de pessoas: magras, gordas, baixas, altas, ricas, pobres, cristãs, pagãs, budistas, etc. Hoje planeio abordar a forma como nós, Bruxas e Bruxos, podemos utilizar da nossa Magia para ajudar na nossa ansiedade e, ao mesmo tempo, como fazer com que a nossa ansiedade não nos impeça de dar passos em frente ou de seguir o nosso caminho como pretendemos.  

Vou contar-vos um pouco da minha história: Eu comecei a sofrer de ansiedade na minha pré-adolescência. Devido a bullying na escola e outros problemas com que estava na altura comecei a desenvolver ansiedade, tendo passado também por uma depressão. Eventualmente consegui, felizmente, sair da depressão porém a ansiedade tornou-se uma constante companheira. Com 16 anos comecei a frequentar uma psicóloga que me ajudou com diversos exercícios de meditação e de concentração para ajudar a controlar a ansiedade que, à época, tinha atingido proporções gigantescas limitando-me seriamente no meu dia-a-dia (não conseguia andar nos corredores da escola, não conseguia andar em ruas movimentadas, não conseguia falar publicamente, etc.). Estes métodos de meditação e concentração acompanharam-me durante imenso tempo e ajudaram-me a controlar a minha ansiedade. Contei também com apoio de familiares e amigos que me ajudaram a sair da minha zona de conforto pouco a pouco. Porém isto não fez com que a ansiedade desaparecesse. Apenas a controlou, durante um período de tempo. Avancemos no tempo para os meus 23 anos. Acabada de sair de uma situação difícil na vida e a minha ansiedade voltou mas, desta vez, de forma diferente. Tornou-se uma ansiedade imprevisível e que, do nada e sem eu notar, tinha ataques de pânico. Coisas pequenas como clientes difíceis ou planos alterados acabavam por me causar alguns ataques de pânico e, infelizmente, a minha reação era automaticamente de afastar todos em meu redor e isolar-me (o que, por consequência, piorava a minha ansiedade). Mas, com o tempo, ajuda de amigos e do meu companheiro e com vários exercícios de respiração e meditação e, também, com uso de aromaterapia e afins consegui ter novamente a ansiedade "presa nas rédeas". 

Porém, ao contrário do que as pessoas pensam, não é porque conseguimos ter este pequeno controle na nossa ansiedade, que ela deixa de existir ou deixa de ter impacto na nossa vida. A ansiedade é constante, continua sempre lá como um bicho-papão a espera para surgir nos momentos mais inesperados. Pode ser no domingo antes de ir para o trabalho na segunda-feira, pode ser antes de um ritual importante ou até sabendo que vai sair fora com um amigo e tem um horário a cumprir. São imensos os momentos do nosso quotidiano que podem causar ansiedade. Não há cura milagrosa para a ansiedade. Não há comprimidos mágicos ou rituais ou seja o que for que faça a ansiedade desaparecer de vez. Porém há formas de lidar com ela. Há formas de tentar controlar a mesma de maneira a que o impacto seja pequeno no nosso dia-a-dia. 

O meu primeiro conselho é recorra a um profissional. Se a ansiedade que sente é uma ansiedade que está a prejudicar seriamente o seu dia-a-dia recorra a profissionais (psicólogos ou psiquiatras). Muitas escolas e trabalhos disponibilizam psicólogos e psiquiatras que estão prontos a ajudar por preços baixos ou até gratuitamente. Em alternativa, em Portugal, o SNS tem psicólogos e o seu médico de família pode recomendar uma consulta, tornando a mesma comparticipada pelo Estado. 
Não tenha medo do "estigma" associado a estes profissionais porque eles querem mesmo ajudar e têm as ferramentas necessárias para tal. Se não gostar de tomar medicação química (comprimidos, etc) peça ao seu terapeuta para encontrar métodos alternativos e mais naturais de lidar com a ansiedade (aromaterapia, acupuntura, reiki, yoga, etc). Existem milhares de métodos de controlo de ansiedade aos quais pode recorrer, é uma questão de encontrar qual o método certo. 

Mas a questão deste artigo é: Como posso fazer para que a minha magia me ajude a melhorar a minha ansiedade? Como posso fazer para que a ansiedade não me afecte nos meus trabalhos mágicos? 

Bem, vamos por partes. Referente à primeira parte existem diversas coisas que pode fazer para ajudar na sua ansiedade dentro da sua prática:
  • Começar uma rotina de meditação diária (15 a 30 minutos todas as manhãs ou todas as noites);
  • Começar a realizar caminhadas de meditação na Natureza que ajudam a estabelecer contacto com a Natureza local e com os elementais e, ao mesmo tempo, ajuda no tratamento da ansiedade.
  • Se na sua prática pessoal utilizar ervas e óleos pode sempre verificar quais os que estão associados a propriedade de calma e tranquilidade e criar pequenos sacos consagrados para diminuir a ansiedade, óleos para colocar na almofada ou num difusor.
  • Criar banhos de ervas e cristais para estimular a tranquilidade e ajudar com o stress diário. O controle do stress diário ajuda a controlar também a ansiedade que deriva do mesmo. 
  • Realizar comidas de conforto que goste e que lhe recordem momentos de tranquilidade. Pode recriar receitas que a sua mãe ou avó costumava cozinhar e que comia quando era criança ou comidas que associe a bons momentos. Consagre estes alimentos para que lhe tragam calma e tranquilidade no momento que está a passar.
  • Pode criar chás e colocar em pequenas saquetas para levar consigo e sempre que estiver com momentos de mais ansiedade e tenha ao alcance forma de fazer chá, faça um dos seus chás consagrados para ajudar.
  • Se trabalhar com cristais pode investigar cristais associados ao tratamento da ansiedade e consagrar alguns (um colar, pulseira ou até anel) e andar com os mesmos, recorrendo a meditação para auxiliar a conectar e diminuir a ansiedade. 
  • Pode criar um sigilo para diminuir a ansiedade e levar consigo num amuleto ou até exposto no seu telefone. 
Existem várias formas, aplicáveis a cada prática individual, de criar confortos e auxílios no lidar com a ansiedade no dia-a-dia. Estas são apenas algumas das ideias que podem ser referidas. No meu caso pessoal recorro muito a aromaterapia (velas e difusor com aromas relaxantes como lavanda e baunilha), a meditação e visualizações e também ao trabalho com amuletos. 

O segundo ponto deste artigo é capaz de ser dos mais complicados de conseguir contornar. Quem sofre de ansiedade sabe que ela surge quando menos se espera e, em muitos casos, é mesmo antes de realizar um ritual ou de realizar uma celebração importante. Se for um ritual em público, ainda pior! A ansiedade começa a crescer e estamos constantemente com medo de cometer algum erro, de fazer algo errado ou dizer algo errado e estragar a experiência para nós mesmos ou para os outros. Este comportamento é normal e todos nós, em algum momento, já passamos por isso. É normal sentirmo-nos nervosos antes de rituais importantes ou até de rituais públicos (principalmente se for as primeiras vezes). A mim, pessoalmente, acontece-me imensas vezes! E depois acabo por me esquecer de coisas ou lembrar que falhei um passo ou troquei alguma coisa. E, claro, isso apenas piora a ansiedade e a forma como nos estamos a sentir. 

E então, como lidar com isto? Bem primeiro há que pensar que, no caso de rituais solitários, apenas estamos ali nós. Não há mais ninguém a ver (excepto elementais e Divindades e, sejamos honestos, Eles não se importam se você gagueja ou tropeça nas palavras, desde que a sua intenção e desejo sejam puros e sinceros). Com as redes sociais somos muitas vezes levados a pensar que tudo tem de ser perfeito, estético e ficar pronto à primeira porém acabamos por nos esquecer que aquele Instagrammer ou Youtuber para conseguir fazer aquele acto sem erros teve de tentar umas vinte ou trinta vezes. Nada é perfeito e nada fica feito à primeira vez, principalmente se nunca tivermos feito antes. Não há medo de falhar porque falhar é humano. Pensemos primeiro que estamos sozinhos no ritual e que o mesmo é entre nós e os Deuses/Elementais/Entidades. Desde que seja sincero e com intenção o mesmo vai funcionar. Um dos métodos que encontrei para ultrapassar o medo de me "esquecer de dizer algo" foi o ler o texto várias vezes antes e, depois, deixar fluir. Não tentar ser igual ao texto mas deixar fluir, de dentro de mim, o que eu queria dizer ou pedir ou manifestar. Pode ser complicado de início e ficamos sem saber o que dizer (eu própria já cheguei a começar a frase e parar e ficar a pensar "mas que raio vou dizer?"). É normal e não há porque ficar assustados ou começar a pensar que não vai funcionar. Recordemos que a intenção e os nossos pensamentos e determinação são o que influenciam o ritual, de nada nos vale estar com pensamentos negativos. 

Ou seja: Relaxe, pense que está sozinha e apenas entre as divindades/entidades e que tudo correrá bem. Tire alguns momentos para meditar e respirar. Tirando certos rituais que são muito específicos a maioria pode ser facilmente adaptados para fluir com a sua energia. Não há um livro de regras escritas em pedra. Deixe o seu coração guiar e tudo correrá bem. 

Quanto a rituais em público, esses podem ser mais complicado. O que, pessoalmente, por norma aconselho é garantir que eles são realizados com pessoas que já conhece e com quem já falou. Se possível, e tiver confiança com as pessoas, indique-lhes que sofre de ansiedade ou tem tendência a ficar ansiosa e que pode ter alguma dificuldade em recordar todos os passos. A maioria dos Sacerdotes ou Sacerdotisas (ou Bruxos e Bruxas) que organizam rituais públicos compreendem perfeitamente e não se importam de adaptar os rituais de alguma forma. Realize meditação ou pequenos momentos de concentração para controlar a respiração e a ansiedade. Tente aos poucos se encaixar no ritual, de forma calma e tranquila (sem ultrapassar demasiado a sua barreira de conforto) e, eventualmente (supondo que esse não será o primeiro e último ritual público) vai começar a sentir-se mais confortável e com o tempo conseguirá estar mais à vontade com esse grupo. Recorde: NINGUÉM pode obrigar a NADA que você não queira. Ponto final. Não tem discussão aqui, NINGUÉM pode obrigar a NADA. Nem dizer coisas com que não concorda, realizar rituais que não queira, etc. Se um grupo não vai de encontro ao que você procura, não entre. Não se deixe levar pelos pensamentos de "Mas é o único grupo na minha cidade", "Vou ficar sozinha se não me juntar", etc. NÃO! Mais vale só do que mal acompanhada, era um ditado que a minha avó e mãe me disseram e é a mais pura das verdades. Ninguém pode obrigar a nada e se sentir que isso está a acontecer, então saia de lá! 

Ou seja: Tente realizar os rituais em público com pessoas que já conhece (ou tente estabelecer contacto com as pessoas antes do ritual), informe que não se sente confortável em certos cenários e peça para ver se pode ser adaptado nesse sentido, respire fundo, tire momentos para meditação rápida e, com o tempo, começará a adaptar-se e conseguir estar de forma mais tranquila em ritual. Não deixe que ninguém force a fazer nada com o qual não concorda. Ninguém pode obrigar outra pessoa a fazer algo com que não concordam. 

Como indiquei no início a ansiedade está a tornar-se um dos problemas mais comum na saúde mundial, sendo que um terço da população portuguesa sofre de ansiedade e, no Brasil, os valores já chegam quase aos 10% da população. Não estão sozinhos. Não desistam e não tenho medo de pedir ajuda se precisarem. Repito o meu primeiro conselho (que foi muito útil no meu caso pessoal também) e recorram a um especialista que possa ajudar-vos de forma educada e tranquila. Os métodos indicados aqui são auxiliares ao tratamento da ansiedade mas não são soluções quando utilizados sozinhos. Não tenha medo de recorrer a profissionais de saúde, informe-se como pode ter ajuda (no trabalho, escola, centro de saúde, etc) e respire fundo. Tudo irá melhorar ou, como um artista que eu amo costuma dizer (e cuja frase tenho tatuada na pele), "Acredite nas coisas boas que estão para vir".


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Alguns contactos úteis para Portugal & Brasil para quem possa estar a lidar com ansiedade, depressão ou outros problemas semelhantes. Recordem-se: Não estão sozinhos. Não tenham medo de pedir ajuda, nós queremos ajudar.

PORTUGAL
Linha Saúde 24 (Serviço Nacional de Saúde): 808 24 24 24
Associação Voz Amiga: 21 354 45 45 | 91 280 26 69 | 96 352 46 60 | 800 209 899
Linha Jovem: 800 208 020
Linha SOS Bullying: 808 962 006
SOS Estudante:  969 554 545, 915 246 060 ou 239 484 020

BRASIL
CVV – Centro de Valorização da Vida: 118 (ou 141 nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná)
Lista de Psicólogos que fazem atendimento com preço social organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia da UFMG

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