A Conferência da Deusa 2019 (Portugal)


Pela primeira em Portugal realizou-se a Conferência da Deusa nos dias 17, 18 e 19 de Maio 2019 e foi uma experiência inesquecível que quero partilhar convosco hoje! Esta Conferência realizou-se em Sintra, perto da Natureza e conectadas com a Mãe-Terra, tornando esta experiência ainda mais transformadora. Ao longo deste artigo irei contar-vos como correu a Conferência, informações do que fizemos e referências dos palestrantes e organização para que possamos ficar a par de tudo. 

Vamos então começar? 


Na sexta-feira, primeiro dia da Conferência, começámos com um pequeno discurso de abertura da Conferência em que a Luíza Frazão, uma das principais organizadoras, nos apresentou o conceito que pretendia explorar com a Conferência e o que poderíamos esperar deste evento. De seguida, ouvimos uma excelente palestra de Katie Hoffner sobre o legado de Lydia Ruyle e os seus fantásticos estandartes da Deusa que estiveram em exposição no espaço da Conferência durante todo o evento e são simplesmente lindíssimos.

Estandartes de Lydia Ruyle
Após um pequeno intervalo e um trabalho de grupo (ao longo da Conferência fomos divididas em grupos para criar cânticos, bênçãos, etc para os rituais e celebrações ao longo do evento, lideradas pelas Melissas que estavam de serviço durante o evento), seguiu-se a hora de almoço e, da parte da tarde, começámos com uma palestra sobre Marija Gimbutas por parte da Joan Cichon. 

Logo a seguir a esta palestra tivemos um pequeno momento ritual de "Bênçãos dos Elementos" em que recebemos as bênçãos dos Elementos por parte das Melissas, ainda organizadas nos grupos referidos anteriormente. No fim deste momento ritual, foi a altura dos Workshops. Ao longo dos dois primeiros dias da Conferência foram efetuados vários Workshops no período da tarde em que os participantes poderiam escolher em quais participar. Pessoalmente, na sexta-feira, optei pelo workshop da Teresa Gabriel "A Medicina da Voz" que foi uma experiência do outro Mundo! A Teresa é muito simpática e deixa todos os participantes à vontade. Pessoalmente, tenho péssima experiência com a minha voz e alguns problemas ainda por resolver, então fui um pouco com receio mas ela rapidamente assegurou e tranquilizou-nos.
Estandarte da Deusa Donzela por Mizé Jacinto.
Estátua da Deusa Donzela por Carla Mourão.
Altares aos Elementos da Conferência.

Não quero dar muitos detalhes sobre os Workshops porque foram experiências privadas e intensas para cada praticante mas posso dizer que foi um momento transformador e que se tiverem oportunidade de participar nos workshops da Teresa que recomendo vivamente! 

Após os workshops e a hora de jantar, deu-se a Cerimónia de Abertura. Esta cerimónia ritual foi lindíssima e, à semelhança dos workshops, não irei desenvolver muito dado serem momentos intímos e intensos para cada praticante. Foi uma cerimónia linda e intensa e, sem dúvida, inesquecível para todos os presentes. 

No segundo dia da Conferência começamos o dia com uma lindíssima cerimónia ritual das Hespérides, inspirada pelo Templo da Deusa do Jardim das Hespérides. Posterimente tivemos duas palestras muito interessantes, a primeira por Fernanda Frazão acerca da presença das Mouras na tradição portuguesa e em Portugal e, logo de seguida, uma das palestras mais antecipadas a "Visão MotherWorld MãeMundo" de Kathy Jones.

Na parte da tarde, e após o almoço, tivemos três palestras começando pela exposição da Rosa Leonor Pedro acerca da "Cisão da Mulher e a Mulher Integral" e, logo de seguida, a fantástica participação da Iris Lican com o tema "Espiritual na Terra: Ecologia Profunda e Retorno a Paradigmas de Equílibrio" seguindo-se a temática do Miguel Dean acerca do Sagrado Masculino, entitulada "A Iniciação dos Rapazes".  Estas palestras, ao longo dos dois dias, foram fascinantes e fantásticas de ouvir para absorver todo este conhecimento e informações que nos é transmitido.

Após uma pequena pausa e trabalhos de grupo, seguimos para os Workshops. À semelhança do primeiro dia, existiram varios workshops sendo que apenas estive presente num deles, nomeadamente o "A Donzela Selvagem" pela Mizé Jacinto e, tal como o outro, não irei dar detalhes do que ocorreu neste workshop porém poderei descrever com duas palavras: transformador e catártico, simplesmente um renascimento da alma! Aconselho vivamente à participação em workshops da Mizé porque ela tem um talento natural para ensinar e guiar os outros.

A noite de sábado foi marcada por duas performances, começando pela "The Moira Swirl" da Companhia Matridança com balarinas incríveis e uma dança muito bonita e, logo de seguida, uma Perfomance Ritual "Luzias" de Carla Mourão, Iris Lican e Lila Nuit. Esta perfomance ritual foi simplesmente mágica e marcante, com uma enorme presença de práticas tradicionais portuguesas e de uma Bruxaria muito Ibérica e que nos levou de volta às nossas raízes. Simplesmente divinal! 

Com o final da Conferência a aproximar-se, chegamos então a domingo. O último dia da Conferência foi marcado por muito trabalho ritual e muita transformação. Sobre este dia não irei aprofundar muito dado que grande parte do dia foi passado em rituais e cerimónias mas começamos o dia com uma cerimónia para as Mulheres e uma para os Homens, focadas na sua energia interior. Não poderei opinar sobre a cerimónia masculina, porém, a feminina foi uma revolução de sensações e sentimentos. Foi lindíssima, viva e visceral com uma intensidade ancestral. Sem palavras para descrever esta manhã mágica! Da parte da tarde, tivemos uma pequena peregrinação a um lugar sagrado em Sintra onde estabelecemos contacto com a Água sagrada e com este elemento que tão importante é para nós e que, infelizmente, se encontra tão ameaçado. Foi uma tarde extremamente bem passada, no meio da Natureza, junto à nascente e em convívio e cânticos com irmãos e irmãs da Arte.

O dia terminou com um concerto fantástico da Teresa Gabriel e deixou, sem dúvida, muita saudade a todos os participantes. No geral posso dizer que a Conferência foi uma experiência transformadora, intensa e inesquecível. Mal posso esperar pela do próximo ano onde farei questão de estar presente para reencontrar estas irmãs e irmãos, vivenciar novas experiências e voltar a casa.

E vocês? Estiveram presentes na Conferência da Deusa em Sintra? O que acharam? :)

***

Nota: As fotos foram todas tiradas no decorrer da Conferência por Alexia Moon, sendo a sua utilização apenas permitida meditante pedido de autorização. 
Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apoia o Sob o Luar

Queres apoiar o trabalho do Sob o Luar?
Apoia-nos no Ko-fi!


Ou junta-te ao nosso Patreon!

Informações Mensais


☽ Fases da Lua para Novembro de 2019 ☾

Quarto Crescente: 04 de Novembro de 2019
Lua Cheia: 23 de Novembro de 2019
Quarto Minguante: 19 de Novembro de 2019
Lua Nova: 26 de Novembro de 2019
 
☼ Para informações detalhadas para cada país, selecione a bandeira desejada! ☼

Artigos Populares

Parceiros


Se quiser ser parceiro, contacte através de Facebook ou por e-mail!