Os Formatos das Velas

por - outubro 03, 2019

Unsplash (Swabdesign_official)
Hoje vamos voltar à nossa série sobre as velas e vamos falar sobre o formato das velas e como as mesmas podem ser utilizadas na nossa prática, dependendo dos seus formatos e tamanhos! Existem velas em diferentes formas e que têm várias utilizações e podemos aproveitar essas características de forma a complementar os nossos trabalhos mágicos e é exactamente disso que vamos falar.

Velas Cilíndricas: Estas são as velas mais comuns de se encontrar e estão em todo o lado. Podem ser utilizadas para os mais diversos propósitos e a sua utilização é semelhante à utilização das velas brancas, podem ser adaptadas e utilizadas em todo o tipo de trabalhos mágicos. Existem diversas variantes destas velas, dependendo da duração que as mesmas têm. 

Velas em Espiral: Este tipo de velas pode ser utilizado em trabalhos relacionados com claridade e busca de respostas. Situações em que seja preciso entender algo e distinguir o que é real e o que não é real, ajudando a trazer sabedoria para o momento de forma a serem tomadas decisões. 

Velas Quadradas: As velas em formato quadrado estão associadas ao elemento terra (quatro pontos) e, como tal, associadas à matéria e à estabilidade. Podem ser utilizadas em rituais relacionados com situações financeiras, ganhos materiais e todo o tipo de trabalho que necessita de características associadas ao elemento Terra. 

Velas em Cone/Triangulares: As velas em formatos de cone ou triângulos estão associadas à ligação com o Céu e com o Divino, sendo uma ajuda no trabalho com o equilíbrio interior e com o trabalho espiritual. Podem também representar os planos físico, emocional e espiritual, ajudando no trabalho interior em busca do equilíbrio do ser. 

Velas Redondas: As velas redondas representam a perfeição do Universo, presente no redondo/círculo. Podem ser utilizadas em trabalhos espirituais e cujo trabalho seja voltado para o Universo e para a obtenção do Equilíbrio interior. 

Velas de Chá: À semelhança das Velas Cilíndricas estas velas são extremamente comuns e podem ser utilizadas em todo o tipo de rituais, inclusive de forma "flutuante" em cima de recipientes com água. São extremamente úteis e discretas, podendo ser aplicadas em diversas formas e métodos. São das principais velas utilizadas no início da prática mágica. 

Velas de Mel: O mel está associado ao adoçar algo e à harmonia. Como tal, a utilização de velas de mel é excelente em rituais para acalmar uma situação complicada, em trazer harmonia para o lar ou para ajudar a manter a estabilidade. Adicionalmente as velas de mel são mais saudáveis e ecológicas. Podem também ser compradas localmente, ajudando o comércio e a apicultura local. 

Velas em Estrela: As velas em formato de estrelas podem ser utilizadas de diversas formas. Quer para representar o pentagrama e, dessa forma, representando o Homem e os Elementos, e a sua união e representação do Universo. Adicionalmente podem ser utilizadas em trabalhos relacionados com o Céu e com as Estrelas, em trabalhos estelares. 

Velas em Formato de Partes do Corpo: É comum encontrar nas lojas esotéricas/místicas velas em formatos de partes do corpo (pernas, braços, corações, órgãos, etc). Estas velas podem ser utilizadas em trabalhos positivos ou negativos relacionados com a parte do corpo. São principalmente utilizados em rituais de cura ou de ajuda a curar um determinado problema de saúde, relacionado com a parte do corpo que se está a usar. 

Velas em Formato de Homem/Mulher: As velas em formato de pessoas podem ser utilizadas de diversas formas: Em rituais para atrair alguém (amigos, amores, etc), em rituais negativos em que a vela representa alguém que pretendemos magoar, em rituais de cura em que a vela representa a pessoa que queremos curar, etc. Existem diversas formas de velas em formato de pessoas serem utilizadas, dependendo do propósito que pretendemos. Geralmente são associadas a pessoas específicas ou a um género específico, dependendo do trabalho em causa. 

Velas em Formato de Chave: Tal como o objecto que imitam, as velas em formato de chave são utilizadas em rituais para abrir caminhos e novas oportunidades. Podem ser utilizadas juntamente ou em rituais com divindades associadas às chaves (ex. Hekate) e em diversos trabalhos relacionados com aberturas e fechos de situações. 

Velas de Mechas (7, 9, 21, etc.): As velas ou velões de mecha são utilizados em vários ramos da Magia e são associados à quebra de maldições, pragas, etc que possam estar associadas a uma pessoa ou local. As mechas (ou pavios) são para ser acendidos por dias e devem ser consumidas até ao fim, podendo dar um barulho forte quando chegam à cera principal. São utilizadas dependendo das mechas (correspondente aos dias necessários para cada ritual) e dependendo das suas cores e associações. 

Estes são apenas alguns dos formatos de velas que podem ser utilizados na Magia! 

Quais os vossos favoritos? 

Também podes gostar

0 Comentários