Bruxaria & Proteções Online

por - maio 27, 2021


Hoje vamos falar de um tópico um pouco diferente do que temos vindo a falar aqui no blogue. Vamos falar de Proteções Online enquanto Bruxos. Antigamente, antes do da internet se tornar predominante, existiam várias formas de nos mantermos protegidos magicamente e que ainda são utilizados hoje em dia tais como wards, Garrafas de Bruxa, amuletos e outras práticas. Apesar de estarmos em contacto com outras pessoas as nossas formas de defesa continuavam-se a basear-se no mundo físico e não necessariamente num mundo online. A probabilidade de, antes do surgimento da Internet, uma Bruxa de Inglaterra entrar em conflitos e estar em perigo devido a uma Bruxa Australiana lhe querer mal era... extremamente baixa. Contudo, hoje em dia, já não se verifica. 

A Internet veio trazer todo um novo mundo e um boom nas comunidades pagãs e de bruxaria, trouxe-nos recursos, comunidades, acesso a novas informações e permitiu novos negócios crescerem e estabelecermos toda uma teia de conexão entre praticantes em várias partes do Mundo e isto é do melhor que temos actualmente. Este tipo de comunidades online veio permitir o crescimento do Paganismo e da Bruxaria e o desenvolver das nossas práticas e o evoluir das nossas comunidades. Contudo, tal como tudo na vida, nem tudo é um mar de rosas e apesar de termos um maior acesso a recursos e a comunidades também nos encontramos mais frágeis e mais expostos ao que está em nosso redor. E isso faz com que tenhamos de desenvolver novos métodos para nos mantermos protegidos

Os métodos que eram usados antes ainda são válidos e excelentes de utilizar hoje em dia: Fazer limpezas pessoais e das nossas casa e espaços, manter proteções em redor dos nossos lares, ter amuletos em casa, ter wards, ter garrafas de bruxas, entre centenas de outras práticas de proteção dos nossos espaços físicos e das nossas pessoas. Mas, online, também o nosso conteúdo precisa de estar protegido. As nossas fotos online, os nossos vídeos, as nossas informações pessoais e tudo o que partilhamos online está exposto a milhares e milhares de pessoas, e nem todas elas são bem intencionadas. Por isso é essencial sabermos como aplicar as nossas proteções mágicas à nossa presença online. 

Uma das formas mais práticas de exercer este tipo de proteção em conteúdos online é através da criação de sigilos ou símbolos de proteção e incluir os mesmos nas fotos de formas discretas (ou em 1x1 pixels num canto da foto, em camadas diferentes da imagem, etc). O mesmo pode ser aplicável a filmes. No caso de empresas ou pequenos negócios estes símbolos podem até estar incluídos no próprio logótipo. Adicionalmente podem esconder nos códigos das páginas ou dos websites pequenos trechos de proteções ou feitiços. 

Outra forma de fazer proteções é realizar rituais de proteção e especificar que os mesmos se estendem ao mundo online e à presença que temos nas redes sociais. Isto pode ser feito através de rituais de proteção com velas ou incensos e queimando símbolos ou papéis onde esta presença esteja mostrada (ex: um papel com os nomes/tags @ das redes sociais e realizar proteção para esses perfis). 

Este tipo de proteções são bastante simples de aplicar mas extremamente úteis, contudo, elas não resolvem tudo e uma boa atitude e comportamento online é essencial para complementar estas situações, garantido que evitamos partilhar demasiados dados pessoais, de nos envolver em discussões tóxicas e manter-nos longes de espaços que possam ser perigosos ou danosos para o nosso bem-estar. 

E vocês? Que tipo de proteções gostam de usar online? 

Crédito de Imagem: Unsplash (Christin Hume)

Também podes gostar

0 Comentários