O Tarot: Os Arcanos Menores - Wands (Paus)

por - fevereiro 20, 2017


Hoje iremos começar a falar de Arcanos, começando pelos Arcanos Menores. Os Arcanos Menores estão divididos em quatro naipes: Wands (Paus), Pentacles (Ouros), Cups (Copas) e Swords (Espadas). Os naipes são semelhantes aos naipes dos baralhos comuns de jogos porém, para facilitar, iremos utilizar os nomes ingleses que são os mais utilizados. Nas imagens iremos utilizar o baralho de Rider Waite, tal como já falamos anteriormente.

Dois pontos importantes:

  1. A maioria das pessoas não utiliza, por norma, as cartas invertidas. Ou seja não lhes aplica nenhum significado específico às mesmas, assumindo o significado normal das cartas na sua posição certa. Porém, e com o objectivo de ser o mais explícita possível e auxiliar independentemente do método, iremos incluir aqui a descrição da carta invertida. O seu uso depende da prática de cada um e fica ao critério do utilizador.
  2. O significado das cartas de Tarot não é algo preto no branco, X ou Y, sim ou não. É algo fluído e dependerá também do próprio leitor, da sua relação com o baralho, das imagens das cartas, da pessoa que está a ser alvo da consulta, etc. Não se guie a 100% por tudo o que lê, tente usar da sua própria intuição e ligação com o seu baralho. 

Em cada artigo iremos falar de um Naipe de forma a não fazer as postagens serem demasiado longas. Hoje começaremos pelo Naipe de Wands (Paus).

  • Wands (Paus)
Como o próprio nome indicada este naipe está associado ao naipe de Paus no baralho comum. O elemento associado a este naipe é Fogo e representa tudo o que é relacionado ao espírito e à força interior. Representa paixão, carreiras, religião e/ou filosofia. Este naipe, numa leitura, normalmente representa uma resposta concreta como algo a fazer ou que foi feito, trabalho, batalhas mas também, ao mesmo tempo, pode representar os resultados que advém das acções.

Às de Wands
Significado: Algo importante que irá ocorrer é o principal significado de todas as cartas de Ás. No caso de Wands esta estará relacionada com eventos importantes e significativos que virão a ocorrer, relacionados com as situações materiais. Criação, Invenção, Negócios: O princípio, o nascimento, família e origem. De certa forma também a virilidade e o começo de negócios. Relacionado com dinheiro e bens materiais.
Invertida: O oposto, a queda, a decadência, ruína e perda de felicidade.



Dois de Wands
Significado: Desejo pelo Mundo e por tudo o que este tem oferecer, mesmo quando já se tem uma boa quantidade de tudo o que se deseja. Dependendo do tipo de leitura poderá indicar a impossibilidade de um casamento ou de um evento importante. Por outro lado, dependendo do contexto, poderá também representar fortuna e riqueza. Ou então sofrimento físico, doença, saudade, tristeza. A própria imagem é alusiva a isso mesmo. Este tipo de cartas deve ser analisada com base no contexto em que surge.
Invertida: Surpresa, espanto, emoções, problemas, medo.


Três de Wands
Significado: Esta carta representa quando fomos parte de um projecto importante e recompensador porém agora sentimo-nos obsoletos. Na imagem vemos um homem num penhasco com navios a passar ao fundo. O homem significa a força estabelecida, negócios, esforço, comércio e descoberta. Os navios estão a navegar no mar e levam o que ele comercializa. A carta representa a cooperação e que a colaboração irá favorecer negócios e projectos e que devemos aceitar ajudas, caso aplicável.
Invertida: O fim dos problemas, suspensão ou paragem das adversidades, desilusão.


Quatro de Wands
Significado:A celebração do retorno a casa após uma jornada de prosperidade e receber os louvores e recompensas. Voltar para o ambiente familiar e para o que consideramos ser o nosso lar.  A vida no campo e em casa, as origens, uma espécie de refúgio e de momento de colheitas, em que nos voltamos para nós mesmos. Paz, harmonia, prosperidade e a combinação perfeita entre estes aspectos.
Invertida: O significado mantém-se como sendo a prosperidade, a abundância, a beleza e a felicidade.


Cinco de Wands
Significado: Uma calamidade que pode ser revigorante. Algo que parece simples ao início mas, quando as ambições colidem, torna-se complicado. Representa uma espécie de guerra mímica em que se imitam uns aos outros. Competição, a busca incessante pela fama e fortuna. Está também ligado à batalha da vida pela prosperidade e riqueza pessoal. Alguns chamam a esta carta como a carta do ouro e do ganho. Sucesso financeiro.
Inversa: Contradição, contencioso, disputas, truques.


Seis de Wands
Significado: Sucesso e ganhos materiais que fazem com que os outros também queiram ser iguais a nós. Porém é uma carta que também nos lembra que poderão ainda vir dias chuvosos no meio de tanto Sol. Boas notícias, ganhos materiais, esperança na vitória que está para vir. Por muito más que as coisas pareçam ainda virá o tempo bom e as vitórias.
Invertida: Medo, traição, deslealdade, Atraso indefinido nos planos que existem, abertura das portas ao inimigo, etc.


Sete de Wands
Significado: Dificuldade em agarrar o que já temos e manter isso connosco. Tentativas por parte de terceiros de nos tirar o que já nos pertence. Luta pelo que é nosso e tentar derrotar o nosso inimigo. É também uma carta de coragem pois representa um homem a lutar contra seis e, mesmo estando em desvantagem, não desiste. No plano intelectual simboliza discussão verbal, negociações, competição. É também uma carta de sucesso pois existe aqui uma vitória da nossa parte.
Invertida: Perplexidade, constrangimentos, ansiedade. É também um cuidado contra a indecisão.


Oito de Wands
Significado: As nossas posses em movimento e correndo o risco de se perdem. Trabalho duro que poderá custar a ser realizado (quer a nível de esforço ou a nível monetário) mas que é necessário para ultrapassar os obstáculos existentes. Esperança, Actividade em progresso, velocidade em direcção a um fim que assegura felicidade. No geral esta carta representa movimento e, em certas tiragens, poderá também simbolizar as flechas de amor.
Invertida: Inveja, conflitos internos, problemas de consciência, problemas relacionados (como discussões) para pessoas que estejam numa relação.


Nove de Wands
Significado: Recuperação após uma batalha difícil e na qual lutamos com determinação porém contra a maré. Esta carta representa a força da oposição. A suspensão ou paragem no processo de uma batalha para recuperar forças. Pode também significar um atraso ou adiamento nos projectos a decorrer devido aos impedimentos existentes. No geral esta carta é considerada como sendo uma carta de teor negativo.
Invertida: Obstáculos, adversidade e calamidade.


Dez de Wands
Significado: Demasiado peso para carregar a nível de trabalho ou projectos. Esta carta faz-nos questionar se estaremos a ser usados para o lucro alheio? A leitura desta carta está relacionada com o contexto em que a mesma surge. Poderá estar ligada à honra e boa fé e, ao mesmo tempo, à opressão. Mas também à fama, fortuna, ganho e sucesso. É uma carta de máscaras e aparências. O sucesso será estragado caso a seguir a esta carta surja o Nove de Wands e, se for questões legais, o caso estará perdido. Se perto de uma carta positiva representa dificuldades e contradições.
Invertida: Dificuldades, intrigas e as suas analogias.


Pajem de Wands
Significado: Muitas possibilidades ao ponto de ser difícil de escolher porém todas elas terão resultados prósperos mas a escolha tem de ser feita no momento. Pode representar a chegada de um homem (um amante, um homem fiel, um enviado) que trará testemunhos favoráveis. Se esta carta for seguida pelo Pajem de Cups poderá representar um inimigo ou rival.
Invertida: Más notícias, indecisão, instabilidade no geral.



Cavaleiro de Wands
Significado: O agarrar da oportunidade e seguir em frente. Promessas de sucesso desde que nos mantenhamos no nosso caminho e agarrados aos nossos príncipios. Esta carta pode representar emigração ou viagens. Muitas vezes representa mudança de casa/residência mas voluntária e no seguimento de oportunidades que nos surgiram. Pode também simbolizar um casamento frustrado.
Invertida: Divisão, discórdia, interrupção de algo,



Rainha de Wands
Significado: Uma carta de boa colheita em vários sentidos. Existe abundância na vida da pessoa em questão e até a oportunidade de aumentar essa abundância, se forem tomados os devidos passos (dependente das cartas que se encontram em redor). Sucesso de negócios e amor ao dinheiro e às posses materiais.
Invertida: Continua a ser uma boa carta relacionada com bem-estar, economia, serviço. Dependendo das cartas que estão em redor também pode significar, em alguns casos, alguma inveja e até infidelidade.



Rei de Wands
Significado: A fortuna que é difícil de manter e a existência de alguma inveja em redor da pessoa afectada. Esta carta representa sempre a honestidade e também pode, em certas situações, ser um aviso de heranças que estarão por vir. O Rei está ligado ao Leão (símbolo no seu trono) e esta carta está relacionada às características desse animal.
Invertida: Continua a ser considerada uma carta favorável porém rígida, severa e austera. Tolerante em alguns casos. Os conselhos dados junto com esta carta devem ser devidamente seguidos. 

Também podes gostar

0 Comentários