O Tarot: Arcanos Maiores - XII - O Enforcado

por - outubro 10, 2019

XII - O Enforcado

Nome do Arcano: O Enforcado
Número: XII
Descrição: No baralho de Rider-Waite a carta do Enforcado é representada por um homem suspenso de uma cruz em T feita de madeira viva. Ele está de cabeça para baixo e com uma expressão facial tranquila e serena. À volta da sua cabeça tem uma auréola. O pé direito encontra-se preso à cruz porém o esquerdo está livre e dobrado por detrás da perna direita. Os seus braços foram um triângulo invertido, colocados atrás das suas costas. A sua roupa é constituída por duas peças: calças vermelhas e uma camisa azul. *
Símbologia: No Enforcado temos um homem suspenso numa cruz de cabeça para baixo, representando uma visão diferente do Mundo. A sua expressão serena sugere-nos que ele se encontra nesta situação por sua livre vontade e a auréola na sua cabeça representa o conhecimento. As suas roupas possuem também um significado: as calças vermelhas representam a paixão e a camisa azul remete-nos para o conhecimento. Esta é a carta da rendição final, do martírio e do sacrifício por um bem maior.

Significado:

  • Posição Normal
Na sua posição original a carta do Enforcado é um sinal que está na altura de parar e reflectir nas nossas acções. Este Arcano fala-nos que estamos no momento de parar para analisar a nossa forma de encarar o caminho e libertar dos modelos que já não nos são necessários, de forma a que possamos ver a nossa vida e as coisas em nosso redor de outra perspectiva (de cabeça para baixo). Estas pausas podem nem sempre ser voluntárias: Se a nossa intuição estiver apurada, poderemos aperceber-nos da chegada destes momentos que requerem pausa mas, em outras situações, poderemos ser apanhados de surpresa. Nestas situações não devemos forçar o caminho e forçar as coisas a mexerem-se, dado que os resultados poderão ser negativos. É necessário, tal como o Enforcado, aceitar a situação e lidar com a mesma, tentando ver o que nos rodeia com outros olhos e entender qual o novo caminho que devemos tomar. É preciso mudar as rotinas e formas de trabalho, para que possamos embarcar na nova aventura que se avizinha.

  • Posição Invertida (esta posição é opcional)
Na sua posição invertida a carta do Enforcado serve como um alerta para a mensagem do Enforcado na sua posição normal. Este Arcano, nesta posição, alerta-nos que poderemos estar a evitar uma pausa necessária, ocupando o nosso tempo com tarefas fúteis de forma a evitar ver as coisas por um prisma maior. Esta carta ensina-nos a aceitar os momentos de pausa da vida e de reflexão, alertando para o facto de que não podemos insistir com a vida e devemos aceitar a necessidade de fluir como a água que desce pelo rio rumo ao mar. Caso esta carta saia numa leitura em que a vida já se encontra em pausa, pode também ser um sinal de que está na altura de voltar a entrar em movimento e iniciar a nova jornada, já com uma nova energia e perspectiva. Não empatar o arranque de um projecto ou de uma decisão mas sim arriscar e dar o primeiro passo rumo ao nosso futuro. 

* A representação dos Arcanos varia de Baralho para Baralho, a descrição apresentada é com base no Baralho Rider Waite. 

Também podes gostar

0 Comentários