Análise Literária: Do I Have to Wear Black? de Mortellus

por - abril 22, 2021

Capa do Livro
Título: Do I Have to Wear Black?: Rituals, Customs & Funerary Etiquette for Modern Pagans
Autor(es): Mortellus
Pontuação
Descrição: Explore a miríade de costumes que surgiram em torno da morte e do morrer nas comunidades mágicas e pagãs. Repleto de rituais, meditações, considerações legais e profundas percepções sobre a morte como um processo espiritual, este livro pode ser usado por praticantes de magia ou compartilhado com profissionais não pagãos que apoiam os pagãos nas suas transições finais. Nessas páginas, você descobrirá mais de cinquenta rituais para funerais, memoriais e lembranças, bem como meditações para lamentar e deixar ir. Cada capítulo compartilha as crenças e rituais específicos de uma tradição distinta, incluindo Wicca Tradicional Britânica, Discordianismo, Wicca Eclética, Heathenry, Reconstrucionismo Helênico, Kemetismo, Neo-Druidismo e Thelema. Com contribuições de dez praticantes, Do I Have to Wear Black? oferece uma infinidade de ritos mágicos e explicações detalhadas em um manual prático conveniente.
Onde Comprar*: N/A
AnáliseTive a oportunidade de ler este livro numa cópia avançada, fornecida via NetGalley, em troca de uma crítica/análise honesta. 

Eu já conhecia o trabalho de Mortellus à algum tempo devido às redes sociais mas fiquei muito contente quando a Editora me deu a possibilidade de ler e analisar o livro aqui para o blogue. Este livro é fantástico. Não tenho outra palavra para descrever, é um livro que fazia muita falta nas nossas comunidades.

Infelizmente o tópico da morte é ainda um tópico tabú nas nossas comunidades e acabamos por não falar muito dele, seja dentro dos nossos grupos ou até no nosso dia a dia na sociedade. Ainda há muita vergonha e hush-hush por detrás do tópico da morte e da passagem para o pós-vida. Este livro vem desmitificar e dar recursos quanto a este assunto. O livro está dividido em temas importantes como:
  • Informações e guias sobre como os funerais modernos e a indústria funerária funciona com descrições dos métodos para processamento dos corpos, métodos de funcionamento das funerárias e dos rituais de honra típicos da nossa sociedade, os nossos direitos, como funciona os pedidos, como garantir que os nossos desejos são respeitados na norte, etc.
  • Costumes e prática funerárias em variadas tradições (tal como Wicca Tradicional, Druidismo, Wicca Eclética, Helenismo, Heathenry, Kemetismo, Thelema, etc.). Este capítulo é riquíssimo e inclui descrições e informações por parte de praticantes de cada caminho, rituais, orações e como nos comportar e agir em cerimónias funerárias de cada prática. 
  • Formas para lidar e gerir a passagem de animais de companhia, mortes prolongas, suicídios, passagem de crianças, etc. Este capitulo conta também com vários rituais, orações e formas de auxiliar as pessoas que estejam a passar por momentos complicados como estes. 
Por fim o livro tem um capítulo sobre o luto no Paganismo e a forma como o mesmo é encarado e lidado nas nossas comunidades. Ao longo de todo o livro existe informações e recursos para trabalhar nas nossas comunidades, seja enquanto membros ou enquanto Sacerdotes/Sacerdotisas dos nossos grupos. Este é um livro extremamente completo e que acho que é fulcral para iniciar tópicos de discussão acerca da morte e do luto nas nossas comunidades. 

Como Pagãos reconhecemos a importância dos ciclos da Natureza, dos ciclos das estações e do ciclo da Vida/Morte/Vida e, como tal, é importante termos a capacidade para abordar e falar da morte e da passagem e do luto de forma aberta e sincera nas nossas comunidades, seja a nível da nossa prática individual, da nossa tradição ou da tradição dos nossos amigos e companheiros de caminho, que também são importantes. Achei este livro simplesmente fantástico e recomendo-o vivamente a todos os interessados em explorar mais esta temática.

E vocês? Já leram? Que acharam? 

* Os links fornecidos pertencem a 'Affiliate Programs' e geram uma taxa de lucro ao Sob o Luar. Não existe qualquer despesa adicional para o comprador. 

Também podes gostar

0 Comentários