Pêndulo: O que é?

por - maio 20, 2021


Hoje vamos começar uma nova série de Métodos Divinatórios e vamos falar sobre o pêndulo. O pêndulo é um tipo de método divinatório ou oracular bastante usado, até antigamente pelos nossos antepassados recentes, e é utilizado para diversos tipos de questões ou trabalhos. Um exemplo que os nossos antepassados, e ainda nos dias de hoje, utilizavam uma ferramenta como pêndulo era quando se fazia a "previsão dos filhos" com uma agulha pendurada num fio. Esta prática é comum em Portugal, principalmente entre os jovens que aprendem com as suas mães ou avós, e é, na prática, a utilização de um pêndulo.

Um pêndulo pode ter variados formas e formatos e ser constituído de diversos tipos de materiais. O tipo de pêndulo mais comum que vemos nas redes sociais e nas comunidades de Bruxaria e Paganismo são pêndulos de cristais, como a imagem deste artigo mostra. Estes podem ser de cristais específicos para determinados propósitos (ex: ametista para trabalhos de intuição) ou podem ser apenas feitos de vidro ou cristal transparente, para serem facilmente programáveis. 

Os pêndulos podem também ser feitos de madeira, rocha, agulhas, cerâmica, sementes grandes, metal e diversos outros tipos de materiais que podem ser condutores de energias. Muitos praticam preferem recomendar pêndulos feitos de materiais como madeira ou agulhas dado que os cristais, tendo energias próprias e características de correspondências mágicas associadas, podem alterar o tipo de resposta ou o tipo de leitura que é dado. Claro que isto vai depender da prática de cada praticante e do tipo de material com que cada um se sente à vontade. 

Os pêndulos são utilizados em diversos tipos de trabalhos, não só como divinatórios, mas também em processos de cura (como em cristaloterapia, caso os pêndulos sejam feitos de cristais), em processos de procura de objetos (o pêndulo pode ser utilizado para ajudar a encontrar coisas, seja a indicar qual o caminho ou direção seguir ou a responder a dúvidas sobre onde poderá estar esse objeto), em processos de contacto com divindades ou entidades (o pêndulo pode ser como veículo para obter respostas a perguntas colocadas), como amuletos (podem ser usados meramente como colares ou amuletos e, em casos de urgência, utilizados para outras das funções dadas), entre muitos outros usos que podem ser aplicados a esta ferramenta. 

Noutros artigos iremos falar sobre como escolher o próprio pêndulo e iniciar um método de trabalho com o mesmo e como efetuar consultas com o pêndulo, principalmente para questões dentro dos métodos divinatórios.

E vocês? Qual o vosso tipo de pêndulo favorito? 

Crédito de Imagem: Unsplash (Haley Owens)

Também podes gostar

2 Comentários

  1. O meu pêndulo favorito é o de ametista! Mas antes desse tive o de madeira, mas o melhor para mim é o de ametista 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Adoro pêndulos de ametista! Pessoalmente também gosto muito de pêndulos em cristal.
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar