Hoje vamos continuar com uma nova série de artigos que se irão espalhar ao longo dos próximos tempos em que vamos abordar várias divindades, de vários panteões. Vamos falar sobre os seus mitos, as suas associações e um pouco da sua história. Estes artigos não têm como objectivo substituir a investigação sobre as divindades mas sim despoletar interesse e, também, fornecer alguns pontos de partida para iniciar contacto com as Deusas e Deuses de que falaremos.
As informações contidas nestes artigos não são suficientes para sustentar uma prática de culto a uma divindade e investigação adicional é sempre necessária. No fundo de cada artigo deixamos uma lista de sites e livros recomendados sobre cada divindade, de forma a que possam explorar mais sobre cada Deusa e Deus que falamos aqui. Ao longo do artigo vamos deixando também links para informações adicionais e explorações aprofundadas de certos tópicos.
Nota Importante: Dionysos é uma divindade bastante complexa porque não só está presente no culto tradicional helénico como também tem um papel de destaque na Tradição Órfica, então existem imensos mitos e histórias acerca desta divindade. Iremos focar-nos nos mitos e informações tradicionais de Dionysos e, para informações acerca da tradição Órfica, recomendo a leitura dos Hinos Órficos e o site HellenicGods.org.
***
Nome: Dionysos (Διονυσος) (Dionysus ou Dionísio)
Panteão: Grego
História e Mitologia: Dionysos é filho de Zeus e da princesa Semele de Tebas. Durante a gravidez e enraivecida pelas traições de Zeus, a Deusa Hera convenceu Semele a pedir a Zeus para apresentar-se perante ela em toda a sua glória divina, sabendo que isto a mataria. Zeus, preso por juramento, obedeceu e Semele foi consumida pela luz dos seus relâmpagos. Zeus resgatou o corpo de Dionysos e costurou-o dentro da sua própria coxa, carregando-o até ao fim da gravidez e trazendo-a à vida. Após o seu nascimento, Dionysos foi entregue aos cuidados de Seilenos e das ninfas do Monte Nisa. Mais tarde, foi entregue ao cuidado da sua tia e tio (irmã de Semele), enraivecendo Hera que levou o casal à loucura. Já crescido, Dionysos viajou para o Submundo para resgatar a sua mãe, trazendo-a para o Olimpo onde Zeus a transformou na Deusa Thyone. Relacionado com um dos mitos mais famosos da Antiguidade, Dionysos casou-se com Ariadne de Creta após esta ter sido abandonada por Theseus na praia da ilha de Naxos.
Celebrações: O culto de Dionysos estava espalhado por toda a Grécia, contudo, os seus principais pontos de culto eram na ilha de Naxos e no Monte Kithairon (Cithaeron) em Boiotia. Existiam várias celebrações locais a Dionysos e o mesmo acabava por surgir em outras festividades não exclusivas a si, contudo, as principais de realçar são a DIONYSIA em Atenas (o segundo maior festival após a Panathenaia), a ANTHESTERIA (um festival do vinho dedicado a Dionysos) e a LÉNAIA (um festival dedicado a Dionysos enquanto Deus do Vinho e da Fertilidade).
Geneologia: Filho de Zeus e Semele. É pai de diversos seres imortais e mortais, destacando Priapus (Deus de Fertilidade) e as Kharites (As Graças). Para a geneologia inteira de Dionysos recomendo a página do Theoi.
Epítetos: Chrysokomes (o de cabelos louros), Vákkheios/Baccheos (O de Bachus), Votryókozmos (recheado de Uvas), Mystes (dos Mistérios), Theoinos (Deus do Vinho). Dyonysos tem imensos epítetos pelo que recomendo esta e a esta página sobre os epítetos de Dyonisos.
Símbolos: Os principais símbolos são os cachos de uvas, um copo (kantharos) tradicionalmente utilizado para beber, uma coroa de folhas de hera e um tirso (um bastão envolto em hera e ramos de videira e encimado por uma pinha). Em termos de animais os mais associados a esta Divindade são a pantera/leopardo, tigre, touro e a serpente.
Leitura Recomendada:
- Theoi - Dionysus
- Helenos BR
- Dionysos (Tradição Órfica)
- Para Dionysos (Hellenion)
- Hino Homérico a Dionysos
- "As Bacantes" de Eurípedes