O Regresso

por - janeiro 02, 2026

Olá a todes! ✨

Em 2024 quando anunciei o hiatus do Sob o Luar, reconheço que o anúncio pode ter surgido "do nada", contudo, aqueles me são próximos sabem que era uma necessidade já se vinha a arrastar e que atrasei o máximo possível. Para quem não sabe, o Sob o Luar é um projecto de uma só pessoa: Eu, Alexia Moon. E, em 2024, encontrava-me a tentar gerir um trabalho a tempo inteiro, a frequência na licenciatura (também a tempo inteiro) e variados projectos que me levaram à exaustão, até ao ponto em que tive de me afastar. Parar o blogue foi um momento agridoce: Por um lado, remover toda a pressão que o Sob o Luar me trazia naquela altura foi surreal mas necessário e gratificante; por outro lado, a sensação de estar a desiludir as comunidades pagãs, as pessoas com as quais me tinha comprometido a criar conteúdos e as pessoas que esperavam atentamente pelos conteúdos que eu criava, trouxe-me desilusão pessoal também.

Contudo, quase dois anos mais tarde, reconheço o quão importante foi essa decisão e quanto a minha percepção do meu trabalho sacerdotal e comunitário mudou. E assim, retorno ao Sob o Luar com um novo olhar, um novo propósito e mais descansada. Acho particularmente especial o facto de que este regresso acontece em 2026, quando o blogue fará dez anos de aniversário. Como tal, aproveito para agradecer a todos os que aguardaram o meu regresso e, àqueles que não voltarão, agradeço pela presença e pelas leituras e tempo que me dispensaram ao longo destes anos, por mais pequena que tenha sido a vossa visita.

Este retorno, porém, não vem sem mudanças:

Primeiramente, o Sob o Luar volta sem presença nas redes sociais. Nem Instagram, nem Facebook, nem Twitter (ou X)... A única rede social que, para já, planeio ter é o Bluesky, onde não existem algoritmos e necessidade de alimentar máquinas capitalistas de consumismo. Não quero satisfazer tendências mas antes criar conteúdo útil para as comunidades pagãs, e se tal era possível em 2006, sem redes sociais, também hoje o é, sem necessidade das mesmas. 

Em segundo lugar, e porque considero este um tópico de extrema importância, o blogue retorna com o aviso explícito de que a sua autora se opõe veemente a qualquer tipo de Inteligência Artificial Generativa (e AI em geral). Nenhuma imagem ou texto presente neste blogue tem, ou alguma vez terá, origem em AI. Não só por questões ambientais mas, também, por questões éticas. A minha ética pessoal e os meus príncipios rejeitam totalmente a AI.

Em terceiro lugar, apesar de estar a voltar ao blogue, não planeio voltar com a mesma intensidade a nível de conteúdos. Por mais que custe, o ritmo de produção deve acompanhar a poesibilidade, pelo que o meu retorno será mais fluído e mais calmo. Idealmente, planeio manter uma postagem por mês, ou até mais. Vai depender da musa, da inspiração e das spoons disponíveis.

Adicionalmente ao longo dos próximos meses pretendo também re-escrever alguns dos artigos já publicados. Comecei este blog em 2016 e em 10 anos há muita coisa que já mudou e tenho formas diferente de ver as coisas, por isso, vou aproveitar para dar uma nova vida a textos antigos.  

Como nota final, e tão importante nos tempos que correm, reitero que a autora deste blogue é uma mulher feminista bisexual e queer e que este espaço será sempre seguro para pessoas queer, trans e de qualquer identidade LGBTQIA+. Os comentários sempre foram, e continuarão a ser, moderados e qualquer tipo de discurso de ódio será efectivamente apagado. 

Dito isto,  espero continuar a produzir conteúdos que sejam úteis às comunidades Pagãs portuguesas, e que acompanhem o Sob o Luar nesta nova fase!

Vemo-nos no próximo post,

Bênçãos Plenas,
Alexia Moon 

Também podes gostar

0 Comentários