O Tarot: Como Escolher um Baralho

por - dezembro 12, 2016

Pixabay (art-of-joan)
Uma das principais questões para quem está a começar a trabalhar com o Tarot é qual o baralho escolher e como escolher um baralho. Este artigo tem como objectivo responder a estas questões e ajudar quem está à procura de um baralho, seja ele o primeiro ou apenas mais um para a colecção!
Existem vários pontos a ter em conta quando adquirirmos um baralho para trabalhar com ele, que são:

  • Siga a Intuição
  • Tradicional ou Moderno?
  • Veja a Arte dos Baralhos
  • Tamanhos
  • Iniciante ou Experiente?
  • Qual o uso para o Tarot?
  • Qualidade e Preço
Vamos analisá-los um a um.

  • Siga a Intuição
Esta é a forma mais certa de ter um baralho com o qual se goste de trabalhar. Por exemplo, no meu caso, é raríssimo arranjar um baralho com o qual eu consiga trabalhar porque não me identifico com as cartas e detesto ter de andar a ler o "livrinho" cada vez que faço uma tiragem até porque acabo por ter dificuldade em decorar os significados. Mas há um baralho que, para mim, é instantâneo que é o Pagan Tarot. Eu lanço e sei logo, só de olhar, ler exactamente o que está lá. Tive uma conexão imediata com este baralho e consigo trabalhar rapidamente e eficazmente com ele. Mas, por exemplo, se tiver de usar um Baralho de Marselha não consigo, simplesmente não dá.

A ligação com o nosso baralho é essencial pois permite-nos um trabalho mais fluído e mais ligado ao próprio Tarot. Ao invés de se tornar um lançamento torna-se uma conversa entre nós e o baralho, como se ele tivesse vida própria, personalidade própria e nos aconselha-se. Eu considero o meu Tarot um "amigo conselheiro" pois estabeleci um fantástica ligação com ele, dada a conexão que tenho o baralho.

Veja vários baralhos (existem sites como Aecletic Tarot que permitem investigar os baralhos existentes e até ter uma pré-visualização das cartas que fazem parte do mesmo) e veja qual lhe atrai mais, qual chama mais a atenção. Depois investigue sobre esse baralho e se realmente sente a ligação com ele. Caso sinta, força nisso então!

  • Tradicional ou Moderno
 Outro passo importante é entender que tipo de baralho quer. Algo mais tradicional como o Rider Waite ou o Tarot de Thoth? Ou talvez até o Tarot de Marselha? Ou será que prefere algo mais moderno como o Tarot das Fadas ou o Tarot Pagão? Existem imensos decks hoje em dia no mercado, alguns mais tradicionais com imagens clássicas (cavaleiros, símbolos medievais e antigos, etc.) e imagens mais modernas (carros, computadores, etc.). Um dos pontos principais é também estabelecer com o que se sente mais confortável: moderno ou tradicional? Investigue os tarots e as suas imagens para entender qual a sua preferência.

  • Veja a Arte dos Baralhos
No seguimento do ponto anterior é importante também gostarmos da arte dos nossos baralhos. Há quem tenha, por exemplo, vários baralhos com diferentes usos para cada um deles. O de Thoth para auto-conhecimento por exemplo. O de Marselha para adivinhação. O das Fadas para ligação com o povo das Fadas. É importante gostar da arte do nosso baralho, dos desenhos e do trabalho do artista que dedicou tempo a personalizar e criar aquelas imagens.

  • Tamanhos
Sei que este ponto pode parecer estranho para alguns mas existem vários tamanhos de baralhos. Por exemplo, no meu caso, tenho o Pagan Tarot em duas versões: uma versão pequena (versão de bolso) para quando vou viajar ou para algum sítio que queira levar o baralho de forma discreta e tenho a versão em tamanho grande, normal, para estar no meu altar e para trabalhos mais complexos ou sessões mais aprofundadas e localizadas. Existem diversos tamanhos de baralhos e até da espessura do material de que é feito as cartas. É importante garantir que o tamanho do baralho é um tamanho ao qual nos adaptamos pois é fulcral que consigamos baralhar as cartas sem que elas saltem ou caiam (no meu caso demorei imenso tempo a habituar-me à versão grande do meu baralho pois já estava tão acostumada ao versão de bolso).

  • Iniciante ou Experiente?
Para quem está a começar é importante ter em conta o tipo de baralho que está a escolher. Como falado no Thoth vs Waite o baralho de Thoth, por exemplo, é um baralho bastante complexo para quem está a começar. Por vezes é preferível escolher um baralho mais simples ou até que venha com um bom livro a acompanhar de forma a se iniciar no trabalho com o Tarot. O começo da aprendizagem do Tarot com um baralho mais complexo pode levar a uma frustração e eventualmente a desistir do trabalho com a arte do Tarot ou até a nunca mais decidir pegar no baralho devido à primeira má impressão. Tenha sempre em conta a complexidade do baralho, é preferível começar com um simples e mais tarde avançar para algo mais avançado, se assim desejar.

  • Qual o uso para o Tarot?
Como falei à pouco há quem tenha vários baralhos para diversos usos e há quem use apenas um baralho para várias coisas. É importante, ao escolher o baralho, saber qual o uso que vamos dar e adaptar o baralho ao respectivo uso. É um baralho para melhorar a ligação com um Elemental específico, para comunicação com esse elemental? Então talvez seja preferível escolher um baralho cujas imagens e Arte esteja, de alguma forma, relacionada com este uso. O uso será mais dedicado ao auto-conhecimento e desenvolvimento próprio? Algo mais semelhante ao Tarot de Thoth ou um baralho mais abstrato poderá ser o ideal. E se for para previsões e consultas? Algo mais claro e com o qual consigamos ler claramente as suas mensagens. Adapte sempre o tipo de Tarot ao uso que lhe está a dar ou, se preferir, escolha um baralho que lhe chame mais a atenção e com o qual mantenha uma ligação mais profunda e adapte a sua prática a ele, no que precisar de o usar claro.

  • Qualidade e Preço
Por fim, a qualidade é essencial num baralho, principalmente se queremos que ele seja utilizado durante bastantes anos. Mais vale pagar um pouco mais e ter um baralho de boa qualidade e que dure longos anos do que pagar pouco por um baralho cuja qualidade faça com que se deteriore em poucos anos ou até meses! Investir num bom baralho é sempre algo ideal, ainda mais no começo. Confirme bem onde faz a compra e que o vendedor é de confiança, leia críticas e avaliações ao produto antes de comprar caso seja online ou, se for numa loja física, toque nas cartas e veja a espessura da página, a qualidade do material, etc. Garanta que é uma compra que valha a pena. Após adquirir o Baralho confirme que o guarda num local seguro e sem humidade. Se possível arranja até uma bolsa ou uma caixa para o guardar, a manutenção é a chave para um baralho duradouro.

No fim a escolha é sempre sua. Escolha de forma informada e decidida e, acima de tudo, escolha o que for melhor para si, aquele que sentir ligação e sentir que é o ideal para o uso destinado. Há imensos baralhos à venda é uma questão de começar e escolher o baralho (ou baralhos...) certo para si! :)

Também podes gostar

14 Comentários

  1. Obrigada! Ajudou muito. Sou iniciante e vc tirou muitas dúvidas. ^ ^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ter ajudado! :) A nossa série ainda continua, com postagens frequentes sobre os Arcanos! ^^

      Eliminar
  2. E o que fazer se for iniciante mas for atraído pelo baralho de Thoth? Nenhuma outra arte me inspira... Ou que sugeriria? Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Neste caso recomendaria seguir em frente com o Thoth! Siga sempre a sua intuição e aquilo que vibra consigo e com a sua prática. O Thoth tem a vantagem de que tem um livro que ajuda a trabalhar com o mesmo que é o "O Livro de Thoth" de Aleister Crowley. Ele está disponível para compra em várias plataformas e tem tudo o que é necessário para começar a aprender a mexer com o baralho de Thoth ^^

      Eliminar
  3. eu sinto uma grande conexão com o de Marselha mas sou iniciante e queria usar ele iniciamente apenas para mim e para questões interiores, o que eu faço? Invisto nele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário.
      Sim, se sente confortável com o baralho não tenha medo de investir nele. Pode ter quantos baralhos quiser e se acha que o de Marselha é o certo para determinada tarefa, não tenha medo em obtê-lo! :)
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar
  4. Eu sou iniciante,mais tenho muito aprender.Pois quero muito ajudar as pessoas espíritualmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Isso é muito bom, desejo toda a sorte no estudo!! <3

      Eliminar
  5. Olá fiquei na dúvida... Para iniciante qual é o baralho que aconselha? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pessoalmente aconselho a olhar para vários Tarots e ver qual deles se identifica mais e optar por esse. Mas, se quiser um que seja fácil de analisar, o Tarot de Rider-Waite é um clássico com muitos livros e artigos sobre.
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar
  6. Obrigada! Me ajudou muito! Sou iniciante e comecei com o egipcio, aquele Kier, mas achei muito difícil rs Tiro as cartas e preciso ficar consultando o livrinho, e ainda assim, às vezes não entendo. Pra não desistir do tarot eu resolvi procurar outro, agora estou pesquisando melhor qual escolher. Vou guardar o egípcio comigo caso um dia eu esteja mais familiarizada e possa continuar com ele, mas quero procurar um mais simples e que também tenha mais literatura, pq achei difícil encontrar material sobre o egipcio

    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fico muito contente por ter ajudado e sim recomendo guardar e pode ser que até no futuro já funcione melhor ou até encontre outro uso para ele! Há coisas que entram no nosso caminho por um motivo, mesmo que não vejamos qual ele é no momento! :)
      Bênçãos Plenas,
      Alexia Moon

      Eliminar