O Tarot: Arcanos Maiores - XV - O Diabo

por - março 26, 2020

XV - O Diabo

Nome do Arcano: O Diabo
Número: XV
Descrição: No baralho de Rider-Waite a carta do Diabo é representada por Baphomet, uma criatura meio homem e meio bode, como o Diabo. O Diabo tem umas asas de morcego-vampiro. Tem um olhar hipnotizante e, por cima dele, encontra-se um pentagrama invertido. Ele levanta a sua mão direita em forma da saudação "Vulcan", uma saudação judaica (mais tarde popularizada em Star Trek). Na sua mão esquerda, tem uma tocha acesa. Ao seus pés encontram-se um homem e uma mulher, ambos nus e e com pequenos chifres na sua cabeça e caudas, acorrentados ao assento do Diabo.*
Símbologia: No Arcano do Diabo temos a figura principal do Diabo em destaque. Esta figura, metade homem e metade bode, representava, antigamente, as polaridades de bom/mau e humano/animal, contudo, em tempos modernos ficou associado à negatividade e ao mal. As suas asas, de morcego-vampiro, representam a perda da energia vital, que é o que acontece quando nos entregamos aos prazeres primais. O seu olhar, quase hipnotizante, atraí-nos para si e para ficar debaixo do seu poder, tal como o homem e mulher que se encontram acorrentados à sua frente. Apesar de acorrentados, podemos verificar que as suas correntes são soltas e facilmente poderiam ser removidas, contudo, os mesmos estão junto ao Diabo pela sua própria vontade, estando já a desenvolver cornos e caudas, como símbolos que se estão a tornar como ele, quanto mais estiverem próximos e acorrentados. As suas caudas, de fogo e de uvas, representam as tendências animalescas e o prazer e luxuria, associadas a este tipo de vida, dedicado aos prazeres carnais.

Significado:

  • Posição Normal
Na sua posição original a carta do Diabo representa o nosso lado Sombra e as forças negativas que nos prendem e nos impedem de avançar no nosso caminho. O consulente poderá estar a sofrer de efeitos negativos de vícios, dependências, comportamentos ou hábitos negativos que sente que não consegue mudar ou remover da sua vida. Poderá nem notar que está sobre a influência dos mesmos e que estão estes aspectos que o impedem de avançar. Existe um conflito interior entre o lutar e trabalhar pelo que é bom a longo-prazo e é os nossos objetivos e entre o que nos dá gratificação instantânea. É necessário iniciar medidas de auto-disciplina e cuidado próprio para mudar este tipo de comportamentos. Esta carta alerta-nos para a necessidade de trabalharmos em nós mesmos e nas falhas que nos impedem e nos prendem de nos tornarmos na versão que pretendemos ser ou nos objetivos que pretendemos alcançar. Esta carta pode também representar o momento em que pensamos que não conseguimos controlar a nossa vida ou ter qualquer efeito sobre a mesma, que estamos apenas destinados a vivê-la e manter-nos num ciclo vicioso de escolher negativas. O Diabo sensibiliza-nos para tentar mudar o nosso prisma de ver o Mundo e tentar mudar os nossos comportamentos de forma a mudar também a nossa realidade. Esta carta pode também representar o período nas relações em que tudo parece perfeito e fantástico (a chamada "honeymoon phase") mas alerta-nos para estar atentos e que estes períodos podem ser passageiros e a realidade negativa ser demonstrada a longo prazo ou, também, que esta proximidade pode tornar-se numa relação co-dependente e pouco saudável.

  • Posição Invertida (esta posição é opcional)
Na sua posição invertida a carta do Diabo poderá representar um de dois cenários: Estamos num momento em que estamos prestes a alcançar um novo patamar no nosso caminho, contudo, é preciso enfrentar as coisas negativas e os "vícios" ou "hábitos negativos" que nos prendem e nos impedem de fazer este avanço no nosso percurso ou, em alternativa, pode ser uma necessidade de confrontar, internamente, tudo o que nos impede de avançar. Este confronto pode, ou não, ser voluntário. Poderemos querer, de vontade própria, entender melhor a forma como funcionamos e lidar com os nossos hábitos negativos, com o intuitivo de os mudar ou eliminar ou podemos estar a descer por uma espiral negativa que nos impede de avançar (nestes casos, sugerimos a consulta um terapeuta/profissional de saúde para evitar avanços neste estado negativo da mente). O Diabo invertido alerta-nos para a necessidade de ultrapassar as coisas que nos prende, aceitar a mudança e a evolução, deixando para trás tudo o que já não precisamos ou não faz falta (até as coisas que doem ao separar). 

* A representação dos Arcanos varia de Baralho para Baralho, a descrição apresentada é com base no Baralho Rider Waite. 

Também podes gostar

0 Comentários