Análise Literária: Traditional Wicca de Thorn Mooney

por - janeiro 07, 2021

Capa do Livro
Título: Traditional Wicca: A Seeker's Guide
Autor(es): Thorn Mooney
Pontuação
Descrição: Embora existam muitas variações poderosas da bruxaria contemporânea, a Wicca tradicional oferece experiências únicas para aqueles que a procuram. Este livro explora estilos de Wicca estruturados e baseados em trabalho em coven, nos quais os praticantes costumam traçar linhagens iniciatórias até os primeiros fundadores da Wicca. Discutindo covens, iniciações, linhagens, práticas, ética e muito mais, este livro compartilha dicas e ideias sobre como obter o máximo desta abordagem da Bruxaria. Descubra como reconhecer covens saudáveis e de boa reputação. Aprenda a navegar no processo de pedir treinamento e obter sucesso em um círculo externo. Explore a força espiritual das linhagens, hierarquias e iniciação. Este livro também inclui contribuições de vários iniciados, fornecendo perspectivas valiosas em primeira pessoa sobre como é estar no caminho tradicional da Wicca.
Onde Comprar*: Book Depository | Fnac 
Análise: Gostaria de começar esta análise com uma citação do livro (em inglês) sobre a Wicca, do ponto de vista tradicional:

“Orthopraxy” derives from Greek and means “right practice.” In usage, it stands in contrast to “orthodoxy,” which means “right belief.” Traditional Wicca tends toward orthopraxy. Belief is not enough. You cannot simply think or feel a certain way. It’s not a matter of reading about certain ideas and holding them to be true in your heart. An orthopraxic perspective demands that adherents take action. For traditional Wicca, that means performing the rites of the tradition. (...) There’s something about the Mysteries that transcends language, or so practitioners often insist. In short, traditional Wicca isn’t something you can simply read about. It’s not just something you believe in. It’s something that you do

Este é um livro fantástico. Eu já conheço o trabalho da Thorn à bastante tempo e, inclusive, sou membro do Patreon dela. Acompanho o seu trabalho nas comunidades através do seu canal de Youtube à alguns anos e acompanho o seu trabalho através do que ela posta no patreon, pelo que assim que pude agarrar este livro e lê-lo, tive de o fazer. Gostaria antes de mais de deixar claro que eu não sou Wiccana nem me identifico com a fé e práticas da Wicca, seja ela Moderna ou Tradicional. Contudo tenho um carinho especial pela Wicca porque foi onde comecei e o que me introduziu ao Paganismo. A história da Wicca sempre me fascinou e é dos tópicos que mais gosto de ler sobre, pelo que não pude deixar a oportunidade de ler um livro sobre Wicca Tradicional. 

Ao contrário do que possam pensar este não é um livro sobre aprender ou conhecer a Wicca como os restantes. Não vão encontrar um Wicca 101 dentro do Traditional Wicca. Este livro é um livro que ajuda e orienta praticantes e interessados em covens de Wicca Tradicional na sua busca pelos mesmos. A autora apresenta o que é a Wicca Tradicional e no que a mesma consiste e explica um pouco como funcionam as linhagens e como funciona a estrutura de um coven de Wicca Tradicional. Fala-nos também do processo iniciático dentro da Wicca e de como funciona todo o processo de Hierarquia e de Linhagem dentro destas tradições. Eu adoro principalmente a forma como a autora aborda o conceito de Hierarquia: Existe muito a ideia de que dentro de covens tradicionais as coisas funcionam de forma autoritária e de subjugação entre os Altos Sacerdotes e os iniciantes e Thorn mostra-nos que isso não podia estar mais longe da verdade. A autora explica-nos e alerta-nos para todas as "bandeiras vermelhas" que podem ser encontradas no processo de busca por um coven Wiccano tradicional e como evitá-las. 

Na terceira parte do livro a autora apresenta vários conselhos e reflexões importantes a serem tomadas no processo de busca de covens de Wicca Tradicional e ajuda o leitor a refletir se realmente aquele será o percurso pretendido ou não. Esta parte é rica em variados tipos de conselhos e de técnicas para entender como navegar o processo de candidatura nos círculos externos dos covens tradicionais e algumas dicas de como lidar com a rejeição e com as perguntas e tarefas que poderão ser pedidas ou exigidas aos interessados. 

Ao longo do livro temos também várias citações de variados praticantes de covens tradicionais dentro da Wicca sobre a sua prática, o seu processo de procura por um coven e a sua opinião pessoal sobre vários tópicos. Este é um livro pioneiro sobre a Wicca Tradicional e, na minha opinião, extremamente necessário nas nossas comunidades não só para desmitificar um pouco como funciona o processo de organização da Wicca mas também para ajudar interessados a percorrer os processos de candidatura e evitar grupos e covens que possam ser indesejáveis. 

Este livro é actualmente uma das minhas primeiras recomendações para interessados em Wicca Tradicional e espero que venha a ser traduzido para Português, porque creio que tem muito a acrescentar nas nossas comunidades também!

E vocês? Já leram? Que acharam? 

* Os links fornecidos pertencem a 'Affiliate Programs' e geram uma taxa de lucro ao Sob o Luar. Não existe qualquer despesa adicional para o comprador. 

Também podes gostar

0 Comentários