Análise Literária: Almanaques Mandrágora

por - outubro 14, 2021


Título
: Almanaques "Mandrágora" - 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014.
Autor(es): Vários - Editora Zéfiro
Pontuação
Descrição: Desde os calendários megalíticos aos almanaques sumérios, gregos e egípcios, que o Tempo era o mediador das fainas terrestres da vida agrária e pastoril e das fainas mágico-religiosas da vida da alma. A função deste almanaque é de restaurar através do rito e de uma nova consciência essa época arcaica em que homens, plantas, animais e deuses conviviam em harmonia.Este é um calendário para viver o ano de uma forma artística, poética e mágica.
Onde Comprar*: Zéfiro
Análise: Quem anda pelas comunidades pagãs portuguesas de certeza que já viu estes livros! Ou em bancas à venda, ou na internet, partilhado por amigos, recomendados por outros praticantes, etc. Estes livros foram muito importantes nas nossas comunidades pagãs nos anos entre 2009 e 2014 e, ainda hoje em dia, têm impacto. Para começar, foram das primeiras agendas/almanaques voltados para Paganismo e Bruxaria que estavam disponíveis em Portugal e a um preço muito acessível. Os dois primeiros volumes, de 2009 e 2010, vieram até com um marcador de livros que tinha informação útil para acompanhar-nos ao longo dos nossos dias e leituras de outros livros. Cada livro/ano fica atribuído com uma temática: 

2009: Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia
2010: Nos Trilhos Mágicos do Xamanismo
2011: No Bosque Sagrado dos Druidas
2012: A Roda Sagrada do Ano Mágico
2013: Não foi editado um almanaque neste ano, mas foi editada a Agenda Pagã "Ishtar".
2014: O Caminho Mágico do Wicca

Cada livro aborda a sua respectiva temática, com artigos por parte de vários autores da comunidade portuguesa, dando aos livros uma diversidade no tipo de conteúdos publicados e permitindo ver opiniões e formas de trabalhar de várias pessoas. Os livros estão também recheados de dicas para variadas atividades como construção de tambores (no Almanaque de 2010) ou receitas de incensos (Almanaque de 2012). Outros contém entrevistas, como é o caso do Almanaque de 2014 que tem uma entrevista com a Maxine Sanders sobre a Wicca! 

Estes são livros que, na minha opinião pessoal, marcaram bastante uma geração de Bruxes Portugueses e, ainda hoje, servem de fonte de conhecimento para muitos praticantes e pessoas interessadas. São obras que realmente recomendo fazerem parte da estante de cada um de nós, porque têm muito a acrescentar ao nosso caminho! 

E vocês? Já leram? Que acharam? 

* Os links fornecidos podem pertencer a 'Affiliate Programs' e geram uma taxa de lucro ao Sob o Luar. Não existe qualquer despesa adicional para o comprador. 

Também podes gostar

0 Comentários