Conceitos: Kemetismo

por - novembro 25, 2021


Hoje voltamos à nossa série de Conceitos e vamos falar de Kemetismo! 

Kemetismo é uma prática espiritual/religiosa moderna que consiste na reconstrução e/ou adaptação das práticas religiosas do Antigo Egipto para a nossa atualidade. O Kemetismo, Paganismo Egípcio ou Reconstrucionismo Egípcio é praticado de várias formas e existe em várias tradições, desde algumas mais rígidas no tipo de reconstrucionismo e práticas realizadas até opções mais modernas e fluídas, adaptadas à nossa realidade contemporânea. O nome "Kemetismo" vem da palavra Kemet que é o nome nativo do Antigo Egipto. 

À semelhança dos restantes tipos de Reconstrucionismo, inclusive alguns que já falamos aqui no blogue, as práticas vão depender muito de tradição para tradição e de praticante para praticante, pelo que é complicado definir a forma como a religião é vivida e experienciada pelos seus devotos. No geral, e de forma abrangente, o objetivo do Kemetismo é aplicar no dia-a-dia aspectos da vivência religiosa e quotidiana do Antigo Egipto, principalmente no culto às deidades e nas coisas que afectam a espiritualidade (pós vida, nascimentos, casamentos, etc). 

Uma das tradições mais famosas desta prática é a "Kemetic Orthodoxy" que foi fundada nos finais dos anos 80s por Rev. Tamara L. Siuda. Esta tradição é tem uma abordagem um pouco mais a tender para o monoteísmo, como indica no site deles: 

"A Kemetic Orthodox Religion é politeísta, o que significa que reconhece muitos deuses e deusas. Além disso, segue um tipo especial de politeísmo, denominado monolatria. Monolatria é um conceito diferente do monoteísmo, onde se acredita que Deus se manifesta em uma forma e em apenas uma forma. Monolatria é um politeísmo "suave", tendo uma estrutura multi-deuses onde os deuses podem  e manifestam-se como indivíduos distintos, ainda fornecendo a possibilidade de que esses deuses possam ser entendidos em relação uns aos outros por meio do sincretismo (vários deuses se juntando para formar um novo divindade composta) e aspecting (deuses aparecendo como outros deuses). No Kemetic Orthodoxy, os convertidos completos dão especial importância ao seu deus / deusa pai (ou par de duas divindades), conforme revelado por meio de nosso Rite of Parent Divination." - Retirado do site oficial, traduzido por Alexia Moon

Contudo esta é apenas uma das várias tradições que podem ser encontradas dentro do Kemetismo. Outra das tradições que é bastante famosa dentro do Paganismo Egípcio é o "Kemetic Temple", que possui vários templos espalhados pelos Estados Unidos da América. E, para além destas tradições, existem muitas outras e, como em todos os caminhos, existem também vários praticantes solitários ou que optam por viver a sua religiosidade em pequenos núcleos e grupos, longe de grandes organizações. 

Para interessades em começar a aprender sobre esta religiosidade aqui está um pequeno "Guia de Começo", em inglês. 

E vocês, já conheciam esta tradição? 

Crédito de Imagem: Unsplash (Simon Berger)

Também podes gostar

0 Comentários