Análise Literária: Spells for Change: A Guide for Modern Witches de Frankie Castanea (ChaoticWitchAunt)
Título: Spells for Change: A Guide for Modern Witches
Autor(es): Frankie Castanea (ChaoticWitchAunt)
Autor(es): Frankie Castanea (ChaoticWitchAunt)
Pontuação: ★★★★★
Descrição: As bruxas modernas são uma mistura do antigo e do novo. Elas vão ao supermercado, trabalham das nove às cinco e ensinam nas nossas salas de aula. Elas também carregam turmalina negra e quartzo, e acenam pacotes de louro e alecrim sobre as suas portas. Dentro de uma prática antiga e sagrada, um novo tipo de Ofício se estabeleceu: aquele que combina o poder da ação com energia e intenção, prioriza a auto-realização e combina o seu ativismo com manifestação. Com capítulos sobre meditação, aterramento, limpeza, banimento, ligação e muito mais, Spells for Change ajudará a bruxa moderna a criar mudanças no lar, no coração e no mundo - um feitiço de cada vez.
Onde Comprar*: Wook
Análise: Hoje trago uma análise de um livro que está em destaque nas nossas comunidades de momento e é o livro du ChaoticWitchAunt! Foi graças a sugestão da nossa editora, a Eva Tavares, que decidi adquirir o livro e honestamente, foi a minha melhor decisão!
Vou ser totalmente sincera: Este é dos melhores livros para iniciantes que já li nos últimos tempos e vai ser dos primeiros que recomendarei a partir de agora. Sem exageros.
Inicialmente estava com bastante receio. A última vez que comprei um livro de uma pessoa influencer das nossas comunidades foi o Wicca da Harmony Nice e todos sabemos qual foi a minha opinião sobre o mesmo. O livro du Frankie foi também publicado pela mesma editora (Orion Publishing) o que me deixou também desconfiada. Mas, felizmente, fui surpreendida pela positiva!
Este livro, ao contrário da maioria dos livros que vemos atualmente voltados para iniciantes (como o Modern Guide to Witchcraft da Skye Alexander ou o Wicca da Harmony Nice), não está recheados das informações do costume como os Sabbats, Conceitos, Adivinhação, Ferramentas e pouco mais. Pelo contrário, este livro oferece algumas dessas coisas e oferece mais. U Frankie começa por falar dos básicos da Bruxaria (sem influências da Wicca, que é uma lufada de ar fresco!), sobre meditação, grounding, manipulação de energias e todos os básicos necessários para um começo responsável.
E, depois, começa a desenvolver outros pontos que não só são importantes e uma presença nas redes sociais (como o shadow work do qual também já falei aqui no blog) mas também fala sobre limpeza e proteção de espaços, amor próprio e os cuidados que devemos ter connosco próprios ao longo do nosso caminho e até aborda a temática dos "banishings e bindings", algo que acaba por vir sempre à superfície ao longo dos tempos nas redes sociais. Algo que u Frankie faz e que gostei e achei que é bastante diferente do que costumamos ver na maioria dos livros é que não impõe ao leitor as suas éticas e valores pessoais. Não temos tentativa de convencer o leitor a seguir a "Lei Tríplice" nem outros tipos de conceitos. As coisas são apresentadas como são e quais as consequências e fica na decisão do praticante como deseja moldar e agir na sua prática e no meu trilho pessoal. Isto, para mim, é fantástico.
Na última parte do livro acho que u Frankie aborda mais um conjunto de temas bastante importantes na nossa atualidade e que é raríssimo ver em livros, principalmente livros cujo público-alvo são iniciantes: A Bruxaria em Comunidade, a Bruxaria e a Religião, Bruxaria e Ativismo, Bruxaria e Ambiente e, por fim, a Descolonização da Bruxaria. Todos estes são tópicos extremamente importantes nas nossas comunidades, principalmente na América (de onde Frankie é) em que a temática da descolonização da Bruxaria tem uma tremenda importância atualmente (a nós, na Europa, acaba por não nos afetar tanto dado que a maioria das nossas práticas acabam por ser fortemente influenciadas por práticas e costumes europeus, mas é sempre bom aprender e ver as perspetivas des Bruxes do outro lado do oceano e refletir sobre as mesmas).
Outra coisa que se vê ao longo de todo o livro e que eu simplesmente amei foi tão simples como... Referências! É tão satisfatório ver alguém utilizar referências e citações ao longo de um livro e não parecer que está a tirar as informações do ar. É tão bom e fiquei tão satisfeita. Para não falar que a bibliografia do livro está fantástica e com vários recursos para onde orientar os leitores.
Este livro é, sem dúvida, dos meus favoritos de 2022 (e sim, ainda vamos em Fevereiro e já tenho a certeza disto) mas também um dos livros favoritos para iniciantes e que vou passar a recomendar vivamente!
E vocês? Já leram? Que acharam?
* Os links fornecidos pertencem a 'Affiliate Programs' e geram uma taxa de lucro ao Sob o Luar. Não existe qualquer despesa adicional para o comprador.
0 Comentários