Deusas e Deuses: Dionysos

por - fevereiro 17, 2022


Hoje vamos continuar com a nossa série de artigos onde abordamos as divindades. Vamos falar sobre os seus mitos, as suas associações e um pouco da sua história. Estes artigos não têm como objectivo substituir a investigação sobre as divindades mas sim despoletar interesse e, também, fornecer alguns pontos de partida para iniciar contacto com as Deusas e Deuses de que falaremos. 

As informações contidas nestes artigos não são suficientes para sustentar uma prática de culto a uma divindade e investigação adicional é sempre necessária. No fundo de cada artigo deixamos uma lista de sites e livros recomendados sobre cada divindade, de forma a que possam explorar mais sobre cada Deusa e Deus que falamos aqui. Ao longo do artigo vamos deixando também links para informações adicionais e explorações aprofundadas de certos tópicos. 

Nota ImportanteDionysos é uma divindade bastante complexa porque não só está presente no culto tradicional helénico como também tem um papel de destaque na Tradição Órfica, então existem imensos mitos e histórias acerca desta divindade. Iremos focar-nos nos mitos e informações tradicionais de Dionysos e, para informações acerca da tradição Órfica, recomendo a leitura dos Hinos Órficos e o site HellenicGods.org 

***

Nome: Dionysos (Διονυσος) (Dionysus ou Dionísio) 

Panteão: Grego

História e MitologiaDionysos é filho de Zeus e da princesa Semele de Tebas. Durante a gravidez e enraivecida pelas traições de Zeus, a Deusa Hera convenceu Semele a pedir a Zeus para apresentar-se perante ela em toda a sua glória divina, sabendo que isto a mataria. Zeus, preso por juramento, obedeceu e Semele foi consumida pela luz dos seus relâmpagos. Zeus resgatou o corpo de Dionysos e costurou-o dentro da sua própria coxa, carregando-o até ao fim da gravidez e trazendo-a à vida. Após o seu nascimento, Dionysos foi entregue aos cuidados de Seilenos e das ninfas do Monte Nisa. Mais tarde, foi entregue ao cuidado da sua tia e tio (irmã de Semele), enraivecendo Hera que levou o casal à loucura. Já crescido, Dionysos viajou para o Submundo para resgatar a sua mãe, trazendo-a para o Olimpo onde Zeus a transformou na Deusa Thyone. Relacionado com um dos mitos mais famosos da Antiguidade, Dionysos casou-se com Ariadne de Creta após esta ter sido abandonada por Theseus na praia da ilha de Naxos. 

Celebrações: O culto de Dionysos estava espalhado por toda a Grécia, contudo, os seus principais pontos de culto eram na ilha de Naxos e no Monte Kithairon (Cithaeron) em Boiotia. Existiam várias celebrações locais a Dionysos e o mesmo acabava por surgir em outras festividades não exclusivas a si, contudo, as principais de realçar são a DIONYSIA em Atenas (o segundo maior festival após a  Panathenaia), a ANTHESTERIA (um festival do vinho dedicado a Dionysos) e a LÉNAIA (um festival dedicado a Dionysos enquanto Deus do Vinho e da Fertilidade). 

Geneologia: Filho de Zeus e Semele. É pai de diversos seres imortais e mortais, destacando Priapus (Deus de Fertilidade) e as Kharites (As Graças). Para a geneologia inteira de Dionysos recomendo a página do Theoi.  

Epítetos: Chrysokomes (o de cabelos louros), Vákkheios/Baccheos (O de Bachus), Votryókozmos (recheado de Uvas), Mystes (dos Mistérios), Theoinos (Deus do Vinho). Dyonysos tem imensos epítetos pelo que recomendo esta e a esta página sobre os epítetos de Dyonisos. 

Símbolos: Os principais símbolos são os cachos de uvas, um copo (kantharos) tradicionalmente utilizado para beber, uma coroa de folhas de hera e um tirso (um bastão envolto em hera e ramos de videira e encimado por uma pinha). Em termos de animais os mais associados a esta Divindade são a pantera/leopardo, tigre, touro e a serpente. 

Leitura Recomendada

Também podes gostar

0 Comentários