Conceitos: Astrologia

por - outubro 13, 2022


A Astrologia é uma das "ciências" mais antigas estudadas, havendo registos da sua prática na Suméria, a mais antiga civilização do mundo, em 4300 a.C. e talvez tenha tido a sua origem na Pré-História, dado que existem provas do estudo do céu nocturno pelos povos da Idade da Pedra, contudo, não temos certeza de qual o uso dos mesmos. A Astrologia é considerada por muitos como "a mãe da Astronomia" pois inicialmente eram as duas uma só ciência e só com o tempo, é que a astronomia tornou-se mais objectiva, lidando com distâncias, massas, pesos, velocidades e afins e a astrologia mais subjectiva focando-se no impacto dos astros sobre as pessoas, acabando por criar uma divisão entre as duas. 

A Astrologia é, mais especificamente, uma crença espiritual que investiga a ação dos corpos celestes sobre os objectos animados e inanimados, e a reação destes a essa influência.

Os signos são uma forma de dividir os céus; as Casas também, embora sejam baseadas no local de nascimento. O signo pode ser considerado o campo de ação; a Casa é o lugar onde ocorre a ação, e o planeta é o poder ou força motivadora. A astrologia ensina-nos que existe harmonia e simetria no universo, e que todos são parte de um todo. A astrologia deve ser entendida como uma filosofia que ajuda a explicar a vida, e não como uma arte ou ciência para prever o futuro, mas sim uma ferramenta para autoconhecimento e desenvolvimento próprio. 

A Astrologia pode ser divida em quatro aspectos:
Natural ou física: A ação dos planetas sobre as marés, o clima, a atmosfera e as estações.
Mundana ou judicial: A Astrologia das nações, de sua economia e de seus ciclos políticos.
Natal ou genética: A Astrologia dos indivíduos e o estudo de seus mapas de nascimento.
Horária: O estudo de uma determinada questão que ocorre num determinado lugar e num determinado momento.

Existem vários tipos de astrologia sendo que os mais famosos são a astrologia tropical e a astrologia sideral.

A astrologia tropical dá a posição de um planeta por signo. A astrologia sideral dá a posição por constelação. Para entender a diferença entre as duas, é preciso entender a diferença entre signos e constelações: 

Ambos têm os mesmos nomes, o que pode causar uma confusão. Há aproximadamente quatro mil anos, quando no equinócio de Primavera (no HN), o Sol estava na constelação de Áries, não havia diferença. Os signos e as constelações coincidiam. Agora, por causa da precessão, a lenta rotação da Terra sobre seu eixo, o Sol entra no equinócio Vernal no signo de Áries, porém na constelação de Peixes. A astrologia sideral e a astrologia tropical baseiam-se em princípios diferentes, contudo ambas são válidas e podem ser utilizadas normalmente.

As pessoas normalmente pensam que a Astrologia é apenas ver o seu signo solar (o signo em que o Sol estava no momento do seu nascimento) e que assim podem prever o seu futuro e saber o que as espera (por exemplo, nas revistas e jornais todas têm seção de Astrologia). Também crêem que o horóscopo é somente o nome dado aquele pedacinho de revista com a descrição do seu signo Solar e nada mais. Quando, na realidade, um horóscopo é um mapa das posições planetárias no momento do nascimento de um indivíduo na posição geográfica onde ocorreu o nascimento. Um horóscopo contém tanto as posições zodiacais como as das casas dos planetas, com todas as suas posições estruturadas até aos graus em que se encontram no céu. Estabelecido o horóscopo, vem a parte complicada que é a interpretação dos dados que obtivemos. Esta análise, quando bem feita, pode dar imensa informação sobre a pessoa (ou o evento) a que o mapa diz respeito, principalmente a nível de personalidade e de forma de encarar o mundo. 

Um site que recomendo muito para fazer mapas astrais e estas informações é o astro.com que tem várias ferramentas gratuitas que ajudam a traçar mapas para variadas datas e com muitas informações extra. 

E vocês, gostam de Astrologia? 

Também podes gostar

0 Comentários