Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos. Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à quinta-feira.



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Convidado: O que é o Paganismo?


Este artigo não tem como objetivo tratar os aspectos mais profundos do Paganismo, e sim dar uma visão geral e limpa do que se trata o assunto para os leigos e até para os experientes.    
  • O significado / Etimologia
[Do lat. paganus, ‘pagão’, + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.O conjunto dos que não foram batizados.
Dicionário Aurélio

A origem do termo pagão, propriamente dito, surgiu no final do Império Romano. Os hebreus mantinham uma nítida divisão entre o povo escolhido de Deus (os Judeus) e os gentios (Pagãos), o povo que não conhecia Yahweh e não vivia de acordo com as regras impostas pelo Torah.
  • As práticas
O Paganismo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião e sim um conjunto de religiões de aspecto não judaico-cristão (principalmente as européias pré-cristãs), como foi citado acima. Exatamente pelo Paganismo abranger muitas culturas em várias épocas (remontando eras pré-históricas), fica difícil traçar um comum entre suas práticas e cultos. Entretanto, umas das características presentes na maioria dessas religiões são: O politeísmo1 (em algumas o dualismo ), o animismo2 e o panteísmo3. Vale salientar que o Paganismo de nada tem em comum com as práticas satânicas e/ou luciferianas, visto que essas práticas são advindas da judáico-cristã. O paganismo, atualmente, é dividido em duas fases:  Paleopaganismo e Neopaganismo. Segue abaixo a sua descrição de acordo com a Wikipédia:

Paleopaganismo: Incluem-se neste conceito as religiões do antigo Egito, do mundo grego-romano da Antiguidade Clássica, a antiga religião dos celtas (Druidismo), a religião Norse ou mitologia nórdica, Mitraísmo, bem como as religiões das populações Nativo-americanos, como a religião Asteca, etc.
Neopaganismo:
Crenças e práticas religiosas de grupos de pessoas que na atualidade pretendem ligar-se à Natureza através da recuperação das antigas religiões pagãs.  
  • O Neopaganismo
Neopaganismo é o nome do movimento reconstrucionista das antigas crenças pagãs nos tempos atuais. Um dos ícones mais marcantes do Neopaganismo é, sem dúvidas, Gerald Gardner que criou, na década de 50, a Wicca; que seria a reconstrução moderna da Bruxaria.
  • Mal-entendidos na rede
Existem muitos mal-entendidos acerca do Paganismo em diversos sites e blogs espalhados pela rede. Um deles é a afirmação de que o Paganismo é uma religião Matriarcal e focada na Deusa, quando na verdade não é. Foi dito acima que o Paganismo é um conjunto de religiões e culturas. Culturas que nem sempre eram Matriarcais e que nem sempre eram Patriarcais, o que torna essa generalização errônea. Precisamos entender que o Matriarcalismo e o Patriarcalismo são fatores sócio-culturais bastante voláteis numa visão ampla e histórica, portanto, muitas religiões pagãs foram tanto patriarcais quanto matriarcais. Essa confusão se deve ao fato do Neo-Paganismo e sua mais influente e difundida vertente, a Wicca, ser matriarcal e focada no aspecto feminino da Deidade; portanto, muitas informações são generalizadas na rede.

---------------------------------
[1]Politeísmo: (do grego: Poli, muitos, Théos, deus: muitos deuses) consiste na crença em mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas. Ainda em relação às suas esferas de influência, de notar que nem sempre estas se encontram claramente diferenciadas, podendo naturalmente haver uma sobreposição de funções de várias divindades.
[2]Animismo: (...) a manifestação religiosa imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de "ânima" (...)
[3]Panteísmo: “É uma doutrina que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos).”  
  • Links relacionados
Academia Brasileira de Wicca: HTTP://www.abrawicca.com.br
Druidismo Brasil: HTTP://www.druidismo.com.br
Asatru Vanatru Forn Sed Brasil: HTTP://www.fornsed-brasil.org
Mitologia Geral: HTTP://www.rosanevolpatto.trd.br

Wicca – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Wicca
Gerald Gardner – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Gerald_Gardner
Neopaganismo – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Neopaganismo
  • Fontes
Paganismo – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Paganismo
Enciclopédia Britânica Dicionário Aurélio
Politeísmo – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Politeísmo
Animismo – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Animismo
Panteísmo – Wikipédia: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Panteísmo

Artigo escrito por Marcos Aiala

0 comentários:

Enviar um comentário