Conceitos: Helenismo

por - setembro 30, 2021


Voltamos à nossa série sobre Conceitos e vamos falar de Helenismo ou Reconstrucionismo Helénico! Este caminho tem um lugar muito especial no meu coração e espero fazer-lhe justiça com este texto. 

Helenismo, Reconstrucionismo Helénico ou Paganismo Helénico é uma prática religiosa que tem como objetivo a reconstrução ou adaptação de práticas religiosas da Grécia Antiga para a nossa atualidade. Existem várias variantes dentro do Helenismo e várias associações que variam nas suas adaptações desde Reconstrucionistas mais rígidos e que não aceitam práticas modernas nem bruxaria nas suas práticas até Pagãos Helénicos mais fluidos que permitem sincronizações de práticas variadas. 

Por norma todos os praticantes de Helenismo são politeístas e acreditam nas divindades do panteão grego como sendo figuras individuais e independentes. Podem também prestar culto a vários heróis ou seres da Natureza comuns à Grécia (Ninfas) e também aos Ancestrais, com bastante foco na linhagem familiar. É comum também os Reconstrucionistas Helénicos adaptarem várias práticas ou costumes da sociedade helénica nas suas práticas como as Máximas Délficas, o Calendário de Celebrações (por norma é utilizado o Calendário Ático, de Atenas), entre outras práticas das quais temos conhecimento serem realizadas na Antiguidade. 

A devoção às Divindades, no Helenismo, tem uma forma diferente de ser dos restantes caminhos dentro do Paganismo. A existência de Divindades é uma certeza, não podendo ser negada, e a relação que é estabelecida entre devoto e divindade é uma de culto e sacrifício. Os Deuses não são perfeitos nem omnipotentes mas são merecedores do nosso respeito e da nossa devoção e das nossas oferendas e sacrifícios. O culto, por norma, é feito ao panteão como um todo, podendo existir um foco em algumas divindades específicas. O culto dentro do Politeísmo Helénico é muito voltado para o lar e para o culto dentro de casa. Na Antiguidade, os cultos e a devoção religiosa era feita em família e voltada para a casa e o lar. Existem celebrações grandes e até cultos de mistérios (como é o caso dos Mistérios Dionisíacos e os Mistérios de Eleusis) mas, no grande geral, a prática da religião helénica era feita em família e no lar através de oferendas, de cuidar do altar e do respeito às Divindades. O mesmo se verifica nas práticas modernas entre vários praticantes. No geral, a maioria dos praticantes, segue as celebrações do Calendário Ático que é o qual temos mais conhecimento e mais informação, contudo, outros podem ser adaptados e aplicados na prática, dependendo dos grupos e praticantes. Entre estas celebrações temos o Deipnon e a Noumenia sendo que vale ressaltar que o calendário grego era com base nas fases da Lua e não com os meses que temos atualmente, pelo que adaptação ao mesmo é necessária por parte de um praticante. 

O Helenismo é uma prática muito vasta e que vai depender do tipo de trabalho ou do tipo de grupo com o qual queremos trabalhar! Um excelente recurso que recomendo vivamente acerca de Helenismo é o Helenos, um site dedicado a Helenismo no Brasil que conta também com um fantástico podcast no qual têm vindo a abordar as várias divindades em cada episódio. Não só é um excelente recurso com muitas recomendações e informações disponíveis no seu site mas também porque fazem um excelente trabalho na divulgação deste caminho à comunidade lusófona. Para além disto temos também a Organização Hellenion, o website HellenicGods, o blogue Baring the Aegis, entre muitos outros recursos fantásticos (como o livro que fizemos uma análise aqui no blogue há uns tempos atrás!). 

E vocês leitores? Que acham deste caminho? 

Crédito de Imagem: Unsplash (Clark Van Der Beken)

Também podes gostar

0 Comentários