Conceitos: Reconstrucionismo(s)

por - outubro 28, 2021


Hoje voltamos à nossa série de Conceitos e vamos falar de um conceito bastante vasto e suscetível a debate: Reconstrucionismo(s). Qualquer Pagão que tenha passado vários tempos dentro das nossas comunidades irá acabar por ouvir esta palavra em algum momento, principalmente associado a algum tipo de cultura como a Grega, Romana, Celta, Gaulesa, Nórdica, entre outras. Mas o que são Reconstrucionismos e como é que estes se distinguem do Politeísmo que conhecemos? 

Então, o Reconstrucionismo é um tipo de prática religiosa que tem como objetivo reconstruir as práticas antigas de um determinado povo. Existem variados tipos de Reconstrucionismo (poderia dizer tanto como culturas mas a verdade é que até várias culturas têm mais do que um tipo de Reconstrucionismo). O Reconstrucionismo difere do Politeísmo habitual pelo facto de que é mais rígido na sua forma de praticar e na maneira de encarar a espiritualidade e o caminho religioso. Vários membros de caminhos Reconstrucionistas nem se consideram Pagãos, porque consideram que a sua prática não deve ser incluída no grupo do Paganismo ou do Politeísmo Moderno, com as suas adaptações. 

O Reconstrucionismo, por norma, tenta reconstruir as práticas religiosas e as vivências diárias dos povos dos quais têm foco da forma mais exacta possível. Isto significa conhecer muito bem a cultura e a religião da zona que têm interesse, podendo até aprender a falar as línguas como Grego ou Latim. Para a maioria dos praticantes de Reconstrucionismo a ideia de adaptar a nossa prática à vida moderna, no sentido de fazer substituições convenientes de práticas ou de instrumentos, é algo com que não se identificam e preferem fazer o esforço extra para garantir que são o mais fiéis que é possível. Isto significa, também, que estes praticantes costumam ter um conhecimento bastante aprofundado e detalhado das sociedades e povos que praticavam as suas religiões, sendo que a maioria recorre a várias fontes históricas e arqueológicas, dando mais valor aos documentos históricos e às investigações científicas do que aos livros de praticantes modernos. 

Este tipo de Reconstrucionismo pode ser visto em qualquer tipo de povo e religião: Existe Reconstrucionismo Celta, Gaulês, Grego, Romano, Sumério, Inca, Nórdico, da Europa de Leste, Egípcio, entre outros. E, adicionalmente, dentro de cada cultura podem existir mais do que uma forma de Reconstrucionismo, dependendo do tipo de praticante e, em alguns casos, do tipo específico de Reconstrucionismo que pretendem: Por exemplo, no caso do Egipto temos alguns Reconstrucionistas que se focam apenas no culto a Áton enquanto outros cultuam todo o panteão egípcio. Também no caso do Reconstrucionismo Romano temos várias formas de encarar a religião romana, dividindo estas práticas em vários grupos. A variedade dentro dos diferentes tipos de Reconstrucionismos é vasta e existe muito por onde aprender acertas acerca destas práticas e dos seus praticantes.  

E vocês, já conheciam o Reconstrucionismo?

Crédito de Imagem: Unsplash (Jeremy Bezange)

Também podes gostar

0 Comentários