Qualquer pessoa que investigue sobre Politeísmo Helénico ou que comece a pesquisar sobre Divindades Gregas, acaba por encontrar referências aos Hinos Homéricos. Contudo, nem todos sabem o que são os Hinos Homéricos e é sobre eles que hoje vamos falar.
Os Hinos Homéricos são um conjunto de trinta e três (33) poemas ou hinos a celebrar várias divindades. Os mesmos são considerados "homéricos" pois possuem uma estrutura semelhante aos épicos Homéricos da "Odisseia" e da "Ilíada", não significando, necessariamente, que tenham sido escritos todos pela mesma pessoa (a identidade do autor "Homero" é um assunto de debate entre os classicistas e historiadores, que não planeio abordar neste artigo). Os Hinos Homéricos são tentativamente datados do século 7 AEC (antes da era comum), contudo há alguns poemas que podem ter sido escritos mais tardiamente, como é o caso do "Hino a Ares", que alguns académicos consideram ser de um período mais tardio.
Estes Hinos seriam originalmente recitados, na Grécia Antiga, em eventos ou rituais religiosos e descrevem os feitos dos vários Deuses, enaltecendo a sua história, a sua importância e o seu papel. Um dos Hinos mais famosos é o "Hino Homérico a Demeter" que nos conta a história da Descida/Rapto de Persephone, e, por consequência, o surgimento das estações do ano. Também o Hino a Hermes é bastante conhecido, pois retrata o nascimento do Deus Hermes e as suas peripécias enquanto bebé.
Os Hinos Homéricos são importantes não só a nível religioso, pois permitem-nos uma visão dos mitos dos Deuses e, ao mesmo tempo, fornecem-nos hinos que podemos cantar ou recitar aos Deuses, tal como os gregos antes de nós o faziam, como também a nível literário, pois são uma das peças literárias mais antigas da Literatura Grega, e de uma importância enorme para os Estudos Clássicos.
Existem várias formas de organizar os Hinos, pelo que podem encontrar várias ordens em que os mesmos se encontram listados, dependendo do tradutor ou do autor da edição. A ordem abaixo, que vos apresento, é com base no livro "The Homeric Hymns - A new translation by Michael Crudden" da Oxford World Classics, que é a edição que eu pessoalmente tenho em casa (e recomendo bastante, pois não só tem uma excelente introdução, como também possui notas que explicam os vários pontos de cada hino). Infelizmente não conheço nenhuma versão em português que possa recomendar.
- Hino a Dionísio
- Hino a Deméter
- Hino a Apolo
- Hino a Hermes
- Hino a Afrodite
- Hino a Afrodite
- Hino a Dionísio
- Hino a Ares
- Hino a Ártemis
- Hino a Afrodite
- Hino a Atena
- Hino a Hera
- Hino a Demeter
- Hino à Mãe dos Deuses (Rhea/Cibele)
- Hino a Heracles, com o coração de Leão
- Hino a Asclépios
- Hino aos Filhos de Zeus
- Hino a Hermes
- Hino a Pã
- Hino a Hefesto
- Hino a Apolo
- Hino a Poseidon
- Hino a Zeus
- Hino a Héstia
- Hino às Musas, Apolo e Zeus
- Hino a Dionísio
- Hino a Artémis
- Hino a Atena
- Hino a Hestia
- Hino à Terra/Gaia
- Hino a Helios
- Hino a Selene
- Hino aos Filhos de Zeus
E vocês, já conheciam os Hinos Homéricos? Qual o vosso favorito?